Nasce a primeira insulana após mais de dez anos

Publicado em 14/04/2024 - 10:00  |  Atualizado em 17/04/2024 - 16:48
A pequena Maya nasceu no Hospital Maternidade Paulino Werneck, recém reaberto - Foto: Arquivo

Após mais de uma década, a pequena Maya Sofia, primeiro bebê insulano, veio ao mundo às 20h25 do dia 13 de abril, com 3,155kg e 48cm, no Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador. A recém-nascida é a terceira geração da família que nasce na maternidade. Maya foi recebida com muita emoção pela mamãe, Juliana Mota, e pela avó materna, Adriana, que também nasceram no local.

Com a reabertura do hospital na última sexta-feira (12), histórias como essa devem se repetir. A unidade possibilitará que insulanos voltem a nascer no município do Rio, além de também atender a uma demanda antiga dos moradores da região que, agora, passam a contar com uma unidade inteiramente dedicada à atenção materno-infantil e à saúde da mulher.

A chegada da pequena Maya também foi celebrada pelos profissionais de saúde, que aguardavam na expectativa de conhecer quem seria a primeira criança a nascer na unidade há mais de dez anos.

O Hospital Maternidade Paulino Werneck tem 16 leitos obstétricos, dois leitos de UTI Neonatal, quatro leitos de cuidados intermediários e dois leitos canguru (destinados a recém-nascidos prematuros), duas salas de centro cirúrgico e centro obstétrico com três suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), uma delas com banheira. A expectativa é que a unidade realize cerca de 100 partos por mês. E, como a unidade tem um posto do cartório de registro civil, os bebês insulanos já poderão sair da maternidade com a certidão de nascimento.

Presente em todas as maternidades municipais do Rio, a unidade também conta com todo o apoio do Programa Cegonha Carioca, com distribuição de enxoval às futuras mamães, além de disponibilizar uma ambulância exclusiva para buscá-las em casa na hora do parto.

O hospital dispõe ainda de lactário, radiologia, sala de acolhimento e classificação de risco, núcleo de regulação, central de esterilização, setor de hemoterapia, serviço de ultrassonografia, serviço de apoio especializado (psicologia, assistência social e nutrição), farmácia, almoxarifado, faturamento, epidemiologia, comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) e núcleo de segurança do paciente. A unidade também oferta serviços em ginecologia, como laqueadura tubária no pós-parto e para pacientes inseridas no Sisreg, com capacidade para mais de 200 laqueaduras por mês.