Parque Royal recebe novo espaço do Programa Academia Carioca

• Parque Royal recebe novo espaço do Programa Academia Carioca
Publicado em 27/04/2024 - 17:12  |  Atualizado
Objetivo é oferecer aos pacientes atividades com foco na saúde física e mental | Crédito: Edu Kapps / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio inaugurou neste sábado (27) um novo espaço do Programa Academia Carioca no Centro Municipal de Saúde Parque Royal, no bairro da Portuguesa, Zona Norte do Rio. O objetivo é ampliar o acesso da população da região a atividades físicas e educativas com foco na prevenção de doenças e na promoção de saúde física e mental. O espaço é integrado à unidade de Atenção Primária e conta com profissionais de educação física e de saúde para o acompanhamento dos usuários.

“A expectativa de vida do carioca cresce a cada ano, e isso se deve principalmente às iniciativas de promoção de saúde, como o Programa Academia Carioca. Hoje temos mais de 100 mil alunos trabalhando regularmente a prática de exercício físico e também alimentação saudável, orientação para parar de fumar e prevenção contra a diabetes. Nosso objetivo é ampliar ainda mais a qualidade de vida e a longevidade da população, partindo sempre de uma perspectiva de priorização da saúde preventiva e do incentivo a hábitos que proporcionem bem-estar. São impressionantes os benefícios que apenas algumas horas de atividade física por semana podem trazer ao corpo e à mente”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

No CMS Parque Royal, o programa já conta com 150 participantes. Com a inauguração do novo espaço — que terá 30 aparelhos e capacidade de 3,3 mil atendimentos por mês —, a expectativa é que o número de usuários atendidos dobre. Entre as atividades ofertadas, estão ginástica nos aparelhos, aulas de alongamento, danças e caminhada, sempre com orientação de um profissional de educação física. O programa também realiza ações de educação em saúde presenciais e digitais, com atividades culturais voltadas à promoção da saúde e ao suporte emocional.

A Maria das Graças dos Santos, de  65 anos, é moradora do Parque Royal há 40 anos, usuária da unidade e celebrou com imensa felicidade a abertura do novo espaço na comunidade: “Eu faço caminhada e agora vou vir fazer academia aqui todo dia. É uma maravilha para nossa comunidade”.

Dona Maria das Graças está animada com o novo espaço | Crédito: Edu Kapps / SMS

Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), o Programa Academia Carioca visa promover a prática de atividade física de forma mais acessível, com objetivo de melhorar os indicadores de saúde e reduzir as desigualdades entre a população. O programa está presente em 216 unidades de Atenção Primária (centros municipais e clínicas da família) e chegou à marca de 195 mil participantes, 55% deles com mais de 60 anos.

Levantamento feito pela coordenação do programa mostra que a prática regular de atividade física aumentou a qualidade de vida da população envolvida. Entre os resultados, a pesquisa indicou que 90% dos participantes apresentaram controle da pressão arterial; 61% tiveram redução do peso corporal; 52% redução do IMC. Dos integrantes que faziam uso de medicação prescrita, 20% tiveram a indicação medicamentosa suspensa, após reavaliação médica.