CAPS contam a história da saúde mental

Publicado em 16/06/2023 - 12:11  |  Atualizado em 04/07/2023 - 16:42
CAPSad Antônio Carlos Mussum

Para dar sequência à série de apresentação dos centros de atenção psicossocial (CAPS) e das biografias por trás dos nomes que batizam cada uma dessas unidades, trataremos de mais quatro delas, situadas em diferentes partes da cidade e com tipos diferentes de serviços. Cada personalidade homenageada tem um papel importante na geração de identificação e proximidade com o público. Os CAPS realizam tratamento para crianças e adultos com transtornos psicossociais, com cuidado humanizado e em liberdade.

Em um universo tão delicado como o enfrentado por usuários de álcool e drogas, ter uma unidade que trate especificamente desses casos e que ainda tenha um nome capaz de promover a conexão com o usuário pode fazer toda a diferença. Os centros de atenção psicossocial álcool e outras drogas (CAPSad)  Antônio Carlos Mussum, localizado na Taquara, e Paulo da Portela, em Madureira, são unidades que desempenham esse tipo de serviço.

O primeiro, inaugurado em agosto de 2013, foi batizado com o nome de um carioca que foi gigante em todos os papéis que desempenhou, seja como humorista, ator ou sambista. Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, integrou o quarteto Os Trapalhões e o grupo musical Originais do Samba, onde fez sucesso com diversas músicas, entre elas: O Assassinato do Camarão, A Dona do Primeiro Andar, O Lado Direito da Rua Direita, Esperança Perdida, Saudosa Maloca e Falador Passa Mal. Dono de um humor sem freio, em suas piadas não faltavam referências à condição negra e ao consumo de bebidas alcoólicas. Além da sua marca registrada: os “is” no final das palavras. A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) que funciona em conjunto com o CAPSad Mussum, por sinal, se chama Cacildis, também em referência ao humorista. Mussum era a própria alegria e tinha um humor despretensioso que atingiu muitas gerações. Ele faleceu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos.

Já a unidade Paulo Portela faz referência a um dos expoentes do samba. Um dos criadores do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, Paulo Benjamim de Oliveira, foi um cantor e compositor que lutou pela boa organização de seus blocos, evitando que sofressem perseguição policial. Seu trabalho ajudou a construção de estruturas sólidas para os blocos carnavalescos e as futuras escolas de samba. Forte referência no samba e no bairro de Madureira, Paulo Portela morreu de ataque cardíaco aos 47 anos, mas se consagrou como um ícone que lutou para mudar a imagem estereotipada e preconceituosa que se tinha a respeito do sambista, de malandro e vagabundo, para a de artista de respeito. Para isso, impôs vestuário próprio para sua agremiação, e exigia que os portelenses estivessem vestidos com as cores da escola no dia do desfile.

Para entrar no universo infantojuvenil e lidar com transtornos psicossociais nessa fase tão delicada, é imprescindível que os nomes das unidades consigam permear esse universo único, criando a ambiência lúdica necessária para o êxito terapêutico. O CAPSi João de Barro, localizado em Campo Grande, foi batizado dessa forma em homenagem ao compositor Braguinha, já que esse também era o seu codinome. Carlos Alberto Ferreira Braga tem mais de 400 músicas gravadas, entre elas: Chiquita Bacana, Pirata da Perna de Pau, Turma do Funil, Touradas de Madri, As Pastorinhas, Carinhoso, entre outras. Falecido em 2006, aos 99 anos, Braguinha foi responsável pela dublagem de clássicos da Disney. Apaixonado por histórias infantis, ele também escreveu, adaptou e musicou várias delas, como: Os Três Porquinhos, Festa no Céu e Chapeuzinho Vermelho.

Já o CAPS Profeta Gentileza, em Inhoaíba, recebeu o nome de uma personalidade cheia de doçura e amor ao próximo. Dono de uma trajetória atípica, José Datrino apresentava ainda na infância diálogos caracterizados como delírios de loucura por aqueles que o cercavam. Na vida adulta, abdicou de objetivos pessoais para viver uma missão espiritual, marcada pela ausência da compreensão humana, que acabou resultando em três internações em hospitais psiquiátricos. Símbolo de cortesia, seu jeito de ser contrariava o senso comum e ele ensinava. Dentre todas as suas obras, há uma que merece destaque. Trata-se da pintura de cinquenta e seis murais do viaduto do Caju, onde foram escritas mensagens sobre amor e espiritualidade, entre elas um ensinamento: gentileza gera gentileza. Ele se tornou um símbolo nacional e serviu de inspiração para artistas renomados, como Gonzaguinha e Marisa Monte. O Profeta faleceu em 28 de maio de 1996, aos 79 anos.

A Secretaria Municipal do Rio de Janeiro avançou muito no processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos nos últimos anos, com a implementação da rede de cuidados dos centros de atenção psicossocial e dos serviços residenciais terapêuticos (SRTs) como novo modelo assistencial, e com o encerramento das internações nos dois últimos grandes hospícios da cidade, em 2021 e 2022 – processo que segue os preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira.