Vacina BCG: O impacto no calendário vacinal da criança

• Vacina BCG: O impacto no calendário vacinal da criança
Publicado em 01/07/2024 - 07:00  |  Atualizado em 30/06/2024 - 14:04
Música e amamentação como estratégias no Super Centro Carioca de Vacinação - Foto: Edu Kapps/SMS

No Dia da Vacina BCG, celebrado nesta segunda-feira, 1º de julho, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) reforça a importância do imunizante no calendário de vacinação da criança. Além da prevenção contra as formas graves da tuberculose, a experiência positiva na aplicação da vacina nos recém-nascidos é capaz de gerar um forte vínculo entre os responsáveis pelo bebê e a unidade de saúde, impactando também na cobertura vacinal de outros imunizantes.

No Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, o relato de experiências positivas é comum entre os enfermeiros responsáveis pela aplicação da vacina BCG. O motivo de tanto sucesso são as boas práticas de imunização, estabelecidas pelo Ministério da Saúde e ofertadas na unidade, que incluem desde a mamanalgesia até o uso de música durante a aplicação da vacina, sendo a última técnica um diferencial do SCCV. O objetivo é desenvolver um ambiente acolhedor, sensível e respeitoso, de acordo com as necessidades e particularidades de cada família.

Para Adriana Desterro, diretora do Super Centro de Vacinação, a primeira experiência de vacinação é capaz de gerar assistência integrada ao longo da infância.

“Para muitas famílias, o primeiro acesso à rede pública de saúde ocorre no ato da realização da primeira vacina. Em muitos casos, existe a hesitação, a insegurança e muitas dúvidas sobre a vacinação, o cuidado posterior e a programação vacinal. A aplicação da BCG é um dos primeiros momentos de vida do recém-nascido, o que torna a prática ainda mais sensível. Por isso, buscamos orientar da melhor forma, além de apresentar a rede pública de saúde e atualizar a caderneta vacinal de todos os responsáveis pela criança, já que o bebê, neste primeiro momento, não será introduzido ao restante dos imunizantes. No SCCV, acreditamos que a experiência positiva das famílias representa a chance da criança retornar à unidade e dar seguimento no calendário de vacinação”, completa Adriana Desterro.

Desde 2015, a SMS oferta para os profissionais de saúde da rede a capacitação para aplicação da vacina BCG, nas maternidades e unidades e unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), seguindo as boas práticas de imunização. Este treinamento, implementado pela Coordenação de Imunizações do município, visa a padronização da técnica de aplicação do imunizante, garantindo a qualidade no serviço prestado à população.

Para Igor Barreto da Gama, ex-aluno do curso de capacitação, atual instrutor e um dos enfermeiros responsáveis pela aplicação da BCG no SCCV, o uso da música no momento da vacinação é o diferencial da unidade, além de ser uma de suas ferramentas favoritas.

“A maioria das famílias que atendo opta pelo uso da música durante a aplicação da BCG, tendo em vista que auxilia no relaxamento do bebê. Acredito que a aplicação do imunizante exige paciência. É importante explicar as etapas do processo de vacinação e tranquilizar os responsáveis pela criança”, diz Igor Barreto.

No SCCV, a aplicação da vacina BCG é feita em dias pré-estabelecidos, das 8h às 22h, conforme o cronograma disponível no link https://shre.ink/lts3. O imunizante também está disponível nas unidades de Atenção Primária e maternidades da rede municipal.

A orientação é para que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos portando um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança. A SMS também oferece uma cartilha com orientações sobre o calendário vacinal de rotina de crianças e adolescentes, com informações essenciais sobre cada imunizante disponível. O material pode ser consultado no site do EpiRio, no link https://shre.ink/ltsg.