• Semana nacional do trânsito se encerra com lançamento do Plano de Segurança Viária
Publicado em 25/09/2023 - 13:16  |  Atualizado em 02/10/2023 - 14:20
Foto: Erbs Junior/SMS-Rio

Encerrando a Semana Nacional do Trânsito, a Comissão Permanente de Segurança Viária está publicando o Plano de Segurança Viária da Cidade do Rio de Janeiro (PSV-Rio). A Comissão foi criada a partir do Decreto Rio Nº 52552 com representantes de 11 órgãos municipais, sendo liderada pela Secretaria Municipal de Saúde, o que reforça o entendimento da Prefeitura de que mortes e lesões graves no trânsito são um problema de saúde pública. O PSV-Rio está alinhado com as metas do Governo Federal e da Organização Mundial da Saúde e tem o objetivo de reduzir pela metade as mortes e lesões graves no trânsito até 2030.

O Plano de Ação 2023-2024 do PSV-Rio é dividido em 5 pilares, compostos por ações que possuem metas objetivas e atores responsáveis pela entrega dos produtos. Além de atingir as metas de redução da mortalidade no trânsito, a Prefeitura busca preservar vidas, garantir maior segurança nos deslocamentos na cidade e contribuir com uma mobilidade mais sustentável e humana no Rio de Janeiro.

O lançamento do PSV-Rio ocorreu nesta segunda-feira, 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, durante o Seminário “Mobilidade Segura”, promovido pela CET-Rio no Centro Cultural do Banco do Brasil. A Abertura do evento foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e a apresentação do lançamento pelo presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

“O comitê é uma estratégia da Prefeitura do Rio de Janeiro para reduzir acidentes de trânsito. Ano passado, tivemos 23 mil acidentes de trânsito na cidade, nossa meta é conseguir reduzir em, pelo menos, 20% o número de ocorrências. Para isso, o prefeito Eduardo Paes instituiu o comitê de segurança viária, presidido pela saúde, mas todos os órgãos fazem parte. O nosso desejo é conseguir tornar a cidade mais segura para os pedestres, motoristas e todas as pessoas que circulam, sempre com foco em reduzir acidentes e proteger nossa população”, informa o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, acrescentando que a imprensa vai receber as atas de todas as reuniões do comitê, para acompanhar as discussões e as recomendações do colegiado: “É um compromisso da Prefeitura com a transparência e a integridade da gestão pública.”

Fazem parte da Comissão Permanente de Segurança viária integrantes da SMS, SMTR, CET-Rio, COR, Escritório de Dados, SME, SECONSERVA, SMI, SMPU, SEOP e GM-Rio.

Na oportunidade, representantes da Prefeitura, organizações internacionais e academia debateram sobre temas como mobilidade ativa, transporte público e segurança viária, trazendo políticas públicas e boas práticas internacionais.

“Lançamos o plano de segurança viária durante a Semana Nacional de Trânsito, com o tema “No trânsito, escolha a vida”. Quando falamos de acidente de trânsito, tratamos de um assunto que envolve diversos órgãos e áreas de conhecimento, por isso, o comitê tem o secretário municipal de saúde como presidente, o que indica que também é um problema de saúde pública. A ideia é estudar cada problema, identificar os locais de maiores índices de ocorrências e quais são as medidas mais adequadas a serem implementadas”, diz o presidente da CET-Rio, Joaquim Dinis.

O Plano de Segurança Viária completo pode ser acessado pelo site da CET-Rio https://cetrio.prefeitura.rio/