Saúde realiza ações simultâneas de combate à dengue na cidade

• Saúde realiza ações simultâneas de combate à dengue na cidade
Publicado em 18/11/2023 - 09:00  |  Atualizado em 17/11/2023 - 20:21
Atividades aconteceram em 15 bairros para marcar o Dia Nacional de Combate à Dengue - Foto: Edu Kapps/SMS

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde realizou um grande dia D de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e ações de controle vetorial pela cidade. Foram escolhidos 15 bairros das zonas Central, Sul, Norte e Oeste, baseados nos indicadores epidemiológicos de densidade do Aedes aegypti ou de concentração de casos, para controle do mosquito. As ações marcam o Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado no próximo domingo (19). Foram vistoriados 7.455 imóveis, com eliminação ou tratamento de mais de 2,4 mil de recipientes que poderiam servir de criadouro.

Os agentes de Vigilância em Saúde também realizaram um trabalho de conscientização da população sobre o cuidado com recipientes que possam servir de criadouros de mosquitos, em preparação para o verão, período de maior incidência das arboviroses. Além disso, o evento contou com vacinação e atividades do Programa Academia Carioca.

“O trabalho realizado pelas equipes é estratégico e tem como objetivo diminuir a incidência das arboviroses transmitidas pelo Aedes. As ações de controle vetorial acontecem o ano todo, em todas as áreas da cidade, e são intensificadas nos períodos do ano em que as chuvas e o calor favorecem o aumento da circulação de mosquitos. Mas é importante a colaboração da população também neste combate, uma vez que os os principais reservatórios e criadouros ainda são encontrados nos domicílios”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.

Este ano, até o dia 11 de novembro, foram vistoriados mais de 9,6 milhões de imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 1,9 milhão de recipientes que poderiam servir de criadouro. Em 2022, foram realizadas 10,7 milhões de vistorias, com eliminação ou tratamento de mais de 1,7 milhão de recipientes.

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.