Saúde realiza ações de combate a arboviroses em Inhaúma e Botafogo

• Saúde realiza ações de combate a arboviroses em Inhaúma e Botafogo
Publicado em 01/03/2023 - 15:38  |  Atualizado em 02/03/2023 - 17:23
Agentes da SMS já vistoriaram mais de 1,5 milhão de imóveis este ano - Foto de arquivo: Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) realiza nesta quarta-feira, 1° de março, ação de combate ao Aedes aegypti em Inhaúma. Na quinta-feira (2) será a vez de Botafogo receber os agentes para busca e eliminação de possíveis focos do mosquito. As ações fazem parte do Plano Verão, para combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no período de maior incidência das doenças.

Estão previstas para o mês de março outras mobilizações semelhantes em diferentes regiões da cidade. No dia 9, será realizada outra ação em Botafogo; e no dia 15, em Pedra de Guaratiba e Curicica. Somente este ano, as ações do Plano Verão já foram realizadas nos bairros de Guaratiba, Madureira, Copacabana, São Cristóvão, Engenho de Dentro, Jacaré, Santa Cruz, Grajaú, Bangu, Campinho, Campo Grande e Jacarepaguá.

“O trabalho realizado pelas equipes é estratégico e tem como objetivo diminuir a incidência das arboviroses transmitidas pelo Aedes. As ações de controle vetorial acontecem o ano todo, em todas as áreas da cidade, e são intensificadas nos períodos do ano em que as chuvas e o calor favorecem o aumento da população de mosquitos”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.

Até o dia 18 de fevereiro deste ano, foram vistoriados mais de 1,5 milhão de imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 218 mil recipientes que poderiam servir de criadouro. Em 2022, foram realizadas 10,7 milhões de vistorias, com eliminação ou tratamento de mais de 1,7 milhão de recipientes.

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva, considerando que os principais reservatórios de criadouros ainda são encontrados em domicílios. Por isso, é importante que a população auxilie eliminando possíveis criadouros em suas casas. Quando necessário, pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.