Saúde realiza ação de conscientização do tabagismo em escolas do Rio

• Saúde realiza ação de conscientização do tabagismo em escolas do Rio
Publicado em 10/10/2023 - 17:32  |  Atualizado

Na Semana da Conscientização da Criança e do Adolescente quanto ao Risco do Tabagismo, celebrado na semana de 11 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações de promoção à saúde, como palestras, rodas de conversa e distribuição de material informativo, em escolas municipais e estaduais da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é fortalecer as informações de prevenção à iniciação e proteger as novas gerações dos produtos de tabaco.

Estudos apontam que 90% dos fumantes experimentam o primeiro cigarro e se tornam dependentes até os 19 anos de idade. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença pediátrica. Pesquisas demonstram a grande vulnerabilidade do cérebro dos adolescentes à dependência de nicotina, que pode afetar a memória, a concentração, o aprendizado e o autocontrole.

Além disso, nesta Semana da Conscientização, a SMS aproveita para reforçar sobre os riscos do fumo ativo e passivo para todos expostos à fumaça e a importância da restrição do consumo de todos os produtos fumígenos em ambientes fechados. É fundamental compartilhar também informações sobre os novos produtos da Indústria do Tabaco (IT), que atraem principalmente adolescentes e jovens, como o cigarro eletrônico, também chamado de vape, pod, pendrive, vaporizador ou tabaco aquecido.

Programação:

11/10/2023 – 14h
Colégio Estadual Clóvis Monteiro – Higienópolis

Atividades:
Dinâmica/roda de conversa sobre os malefícios tabagismo e possíveis agravos – RAP da Saúde
Alimentação saudável e a atividade física como aliados no controle do tabagismo
Dinâmica sobre verdades ou mitos envolvendo os riscos do uso de dispositivos eletrônicos – RAP da Saúde
Distribuição de panfletos educativos

11/10/2023 – 10h30 às 17h
Colégio Estadual Jeannette de Souza Coelho Mannarino – Campo Grande

– Abertura: 10h30
– Apresentação do Projeto: RAP da Saúde
– Esquete com jovens do território
– Roda de Conversa: RAP da Saúde e profissionais de saúde

11/10/2023 – 14h
Escola Municipal Lopes Trovão – Itanhangá

11/10/2023 – 15h
Clínica da Família Advogado Mário Pires da Silva – Campinho

Atividade:
– Reunião e sala de espera para conscientização da criança e do adolescente quanto ao risco do tabagismo.

11/10/2023 – 8h às 17h
Centro Municipal de Saúde Cecília Donnangelo – Vargem Grande

Atividades:
– 8h às 12h: Sala de espera com dinâmica de mito/verdade sobre cigarro eletronico
– 14h às 17h: Dinâmica nas Escolas com público adolescente com o tema também voltado para o público adolescente

18/10/2023 – 9h às 16h
CIEP Aspirante Francisco Mega – Magalhães Bastos

– Abertura: 13h30
– RAP da Saúde
– Apresentação de esquetes com jovens do território
– Roda de conversa Mitos e Verdades: RAP da saúde
– Paródia

18  e 25/10 – à tarde

Clínica da Família Dante Romano Junior

19/10/2023 – 14:00
Escola Municipal Francisco Campo – Grajaú

– Palestra

23/10/2023 – 10h30
Colégio Vicente Jannuzzi – Barra da Tijuca

Atividade:
– Roda de conversa sobre prevenção ao tabagismo de crianças e adolescentes.