Saúde faz ação de prevenção a arboviroses no Sambódromo

• Saúde faz ação de prevenção a arboviroses no Sambódromo
Publicado em 13/02/2023 - 17:44  |  Atualizado
Objetivo foi eliminar possíveis focos de mosquito na área da Marquês de Sapucaí e no entorno | Créditos: Edu Kapps / SMS-Rio

Nesta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) realizou uma ação de combate às arboviroses no Sambódromo e no seu entorno. O objetivo era eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, para evitar a transmissão das doenças não só para o público que for assistir aos desfiles, mas também para os moradores das ruas próximas. Foram mobilizados 30 agentes de endemias, eliminando ou tratando 83 recipientes que poderiam servir de criadouro para o mosquito e visitando 497 imóveis do entorno.

A ação é realizada todos os anos e faz parte das preparações do Sambódromo para os desfiles. Por se tratar de um grande evento e de uma festa típica do Brasil, o carnaval atrai muitos turistas para a cidade do Rio de Janeiro e concentra muitas pessoas de todo lugar do mundo. As ações de vigilância em saúde e vigilância ambiental em saúde são realizadas antes, durante e depois do carnaval.

“É um trabalho de suma importância por causa do cenário de grande evento, com pessoas vindas de vários lugares e que vão sair daqui para outros estados ou países. Então o objetivo dessa ação é mitigar possíveis impactos e riscos do evento para a saúde pública em geral. A SMS  também intensifica as ações de controle vetorial nos demais territórios, ação compreendida no Plano Verão 2023”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.

No verão, as ações de combate à dengue são intensificadas em toda a cidade, principalmente em territórios mais vulneráveis para proliferação do mosquito. As ações do Plano Verão 2023 são realizadas durante o período do ano em que o mosquito se multiplica com mais facilidade, devido ao calor associado às chuvas, típico dessa época do ano. Desde o final de janeiro, cerca de 1,8 mil imóveis já foram vistoriados para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, e cerca de 670 depósitos foram eliminados ou tratados.

A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva, considerando que os principais reservatórios de criadouros ainda são encontrados em domicílios. As medidas preventivas são muito importantes e devem ser adotadas pela população. Em caso de dúvidas ou denúncias sobre possíveis focos do mosquito, entrar em contato pela Central 1746 de Atendimento ao Cidadão.