Rio inicia aplicação da vacina bivalente em grupos prioritários

• Rio inicia aplicação da vacina bivalente em grupos prioritários
Publicado em 24/02/2023 - 13:20  |  Atualizado em 28/02/2023 - 15:12
Calendário será dividido por etapas e faixas etárias a partir desta segunda-feira, 27 - Foto de arquivo: Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) inicia nesta segunda-feira, dia 27, a aplicação da vacina bivalente contra covid-19 em grupos prioritários. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a vacinação será feita de forma escalonada e por etapas. A primeira fase contemplará pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, que serão vacinadas de acordo com a faixa etária:

Dia 27/02 – Idosos com 85 ou mais e pessoas imunocomprometidas com 60 ou mais
Dia 28/02 – Idosos com 80 ou mais e pessoas imunocomprometidas com 50 ou mais
Dia 01/03 – Idosos com 75 ou mais e pessoas imunocomprometidas com 40 ou mais
Dia 02/03 – Idosos com 72 ou mais e pessoas imunocomprometidas com 30 ou mais
Dia 03/03 – Idosos com 70 ou mais e pessoas imunocomprometidas com 20 ou mais
Dia 04/03 – Idosos com 70 ou mais e pessoas imunocomprometidas com 12 ou mais

A primeira fase contemplará ainda usuários e funcionários de instituições de longa permanência para idosos (ILPI), e pessoas com deficiência institucionalizadas, indígenas e quilombolas com 12 anos ou mais.

Importante destacar que a vacina é recomendada como dose de reforço para esses indivíduos, devidamente vacinados com pelo menos duas doses de vacina monovalente (esquema primário completo) e que tenham tomado a última dose há pelo menos quatro meses.

“Toda dose de reforço disponibilizada à população é importante para manter a proteção contra a covid-19, especialmente nos grupos mais vulneráveis. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade. O carioca foi um exemplo ao longo de toda campanha de vacinação e contamos com seu retorno aos postos mais uma vez!”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

Para o grupo de idosos, basta apresentar documento de identificação e o comprovante de vacinação (se disponível). Já os imunocomprometidos (transplantados; pessoas com HIV; pacientes com doença renal crônica em hemodiálise; pacientes oncológicos; entre outros) deverão apresentar o comprovante da sua condição, que pode ser o cadastro da sua unidade de referência ou documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, além de CPF ou CNS do usuário.

A vacina estará disponível nas 237 unidades de atenção primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h; e no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, todos os dias, das 8h às 22h.

Lista de imunocomprometidos:

Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais;
Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, maior ou igual a 2 mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10 kg;
Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
Pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias);
Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
Pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
Pessoas com neoplasias hematológicas.

Mais informações: coronavirus.rio/vacina