Rio Celebra Dia do Profissional de Educação Física

Publicado em 01/09/2023 - 18:01  |  Atualizado em 04/09/2023 - 17:07
Seminário fortalece formação para a atuação na saúde pública e coletiva/Crédito: Tiago Sermarini (SMS-Rio)

No Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, o Seminário Carioca de Atividade Física na Prática, da Atenção Primária, reuniu profissionais de educação física já graduados, estudantes da área e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde, para promover a valorização da categoria e o trabalho integrado com fisioterapeutas. Os profissionais de Educação Física atuam no Programa Academia Carioca, presente nas unidades de saúde da Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). O programa tem como objetivo possibilitar a prática de atividades físicas de forma mais acessível e resolutiva no âmbito interdisciplinar.

”O seminário foi proposto para possibilitar essa troca de experiência. Muitos graduandos de educação física não conhecem o Programa Academia Carioca. É importante que esse grupo compreenda as oportunidades de trabalho no âmbito da saúde pública. Isso também vale para os profissionais já formados. O seminário é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos e garantir resultados positivos à população”, diz Junia Cardoso, coordenadora do Programa Academia Carioca.

Durante a apresentação, os conferencistas trouxeram alguns debates para o público presente, como por exemplo, a reforma da Atenção Primária e a redução da carga de doenças nos territórios. A coordenadora do Programa Academia Carioca também reforçou em sua fala a importância da integração entre os profissionais atuantes no programa: “Em muitos casos, o trabalho conjunto entre o profissional de educação física e o fisioterapeuta é capaz de prevenir e, também, solucionar quadros de pacientes que estão na fila a espera de algum exame ou procedimento”

Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Academia Carioca já beneficiou mais de 190 mil pessoas. O serviço está disponível em 216 unidades de Atenção Primária. Para encontrar a unidade de referência mais próxima de sua residência, acesse a plataforma Onde ser atendido, disponível no link: https://prefeitura.rio/ondeseratendido.