RAP da Saúde forma 160 adolescentes e jovens

Publicado em 07/05/2024 - 18:56  |  Atualizado
Nova turma do RAP da Saúde celebraram formatura no Circo Voador. Créditos: Edu Kapps / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) formou nesta terça-feira (7) uma nova turma de alunos do RAP da Saúde (Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde), projeto de promoção da saúde entre as gerações mais novas e com foco nas áreas de maior vulnerabilidade social. Uma cerimônia no Circo Voador, na Lapa, marcou o encerramento da mais recente edição do curso, que teve 160 participantes. Prestigiado por gestores e responsáveis, o evento teve premiações, depoimentos, esquetes e atrações musicais — tudo planejado e apresentado pelos próprios alunos.

“Antes eu sabia muito pouco de saúde, e com o curso abri minha mente, aprendi muito. Pude falar com outros jovens sobre vários assuntos que estudamos, como tabagismo, dengue e saúde do adolescente, levando informações que muitas vezes não chegam a eles. Alguns amigos meus pararam de beber, outros pararam de fumar”, conta o estudante Darlan Henrique, de 17 anos, um dos formandos.

Fátima Molina, 16, diz que, nas atividades do programa, chegou a descobrir hobbies e habilidades: “Caí no projeto de paraquedas e participar dele me fez evoluir muito como pessoa. O RAP da Saúde pode agregar muito mais do que as pessoas pensam e ajuda a passar informações de um jeito mais fácil, impactando não só os jovens, mas também a população mais velha”.

Animada, a cerimônia contou com a presença do subsecretário Executivo da SMS, Rodrigo Prado; do subsecretário de Promoção, Atenção e Vigilância em Saúde, Renato Cony; e da superintendente de Promoção da Saúde, Denise Jardim, entre outros gestores. Em discurso, todos ressaltaram o protagonismo dos jovens na execução do projeto.

“Em 2021, esse projeto estava parado. A Denise (Jardim) resgatou e o trouxe de volta com toda força”, destacou Rodrigo Prado em sua fala, que terminou com um novo chamado aos formandos: “Para nós, esse projeto é fundamental. O SUS é feito de pessoas. Contamos com vocês no futuro”.

A plateia ainda se emocionou com os depoimentos de Luciana Rodrigues, mãe de duas participantes do programa, e dos alunos Victor Hugo Silva e Beatriz Sant’Ângelo — que também cantou no palco do Circo Voador. Em seguida, participantes que se destacaram ao longo do curso receberam prêmios. Os certificados de conclusão do curso foram entregues no fim da cerimônia.

Sobre o projeto

O RAP da Saúde seleciona e qualifica adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, moradores da cidade, em temas relacionados à promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, direitos humanos, cidadania e cultura. O projeto está presente em todas as regiões da cidade e, desde 2015, já formou mais de 850 adolescentes e jovens.

A cada ano é aberto um processo seletivo, e a seleção é feita com base em critérios de vulnerabilidade. Os alunos podem permanecer no projeto por até 12 meses. Os participantes escolhidos são divididos em duas funções: os multiplicadores adolescentes ou jovens que realizam ações de promoção da saúde, sem experiência, com capacidade para disseminar informações — e dinamizadores — jovens com alguma experiência e participação em atividades pautadas pelo protagonismo juvenil e com habilidades de liderança.

Nas unidades, os jovens debatem, em rodas de conversa, oficinas, cine-debates, salas de espera, entre outras atividades, assuntos que os interessem aliando aos eventos que fazem parte do calendário da saúde, como direitos sexuais e direitos reprodutivos, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), alimentação saudável, corpo e sexualidade, racismo e diversidade, SUS, mudanças climáticas, promoção da cultura da paz, prevenção das violências etc.