Programa Academia Carioca atinge 1 milhão de usuários em 15 anos

• Programa Academia Carioca atinge 1 milhão de usuários em 15 anos
Publicado em 05/07/2024 - 10:53  |  Atualizado
Criado em 2009, serviço tem como objetivo a promoção da qualidade de vida/ Crédito: Edu Kapps

Em 2009, 417 pessoas aderiram nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) às aulas do Programa Academia Carioca, uma iniciativa com foco na qualidade de vida, através da atividade física. Desde então, mais de 1 milhão de participantes passaram pelo programa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A marca desses 15 anos foi comemorada no Balanço Carioca, realizado esta semana na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, encontro anual para apresentar os resultados do trabalho realizado.

O Balanço Carioca mostrou momentos que marcaram os 15 anos e revelou a expansão do programa de 2023 para 2024, ao apresentar o fortalecimento do prontuário eletrônico como ferramenta de conexão do usuário e ainda 30 protótipos de ações em desenvolvimento. Atualmente, o Programa Academia Carioca está presente em 90% das unidades de Atenção Primária na cidade, com 126 profissionais de educação física e 130 unidades com aparelhos.

“Nenhum outro lugar do Brasil entendeu a importância do profissional de educação física como a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Enfrentamos desafios. O que mais a gente pretendia era que os efeitos pela prática regular da atividade física chegassem na população e foi o que aconteceu”, relata a coordenadora do programa, Junia Cardoso.

Programa Academia Carioca trabalha o físico e a sociabilidade ao mesmo tempo

Maria da Conceição Rodrigues, de 73 anos e três netos, há uma década é usuária do programa da Clínica da Família João Barros, em Copacabana, e não se vê mais fora da convivência de professores e amigos feitos durante as atividades. “Eu usava os aparelhos na praça, mas não era suficiente. Então, quando eu encontrei a minha clínica e o meu professor maravilhoso, me interessei pelo programa. Aqui, encontro todos os dias as minhas amigas e me sinto bem melhor fazendo os exercícios, alongamento, pilates e caminhada”, explica Maria da Conceição.

“O Programa Academia Carioca trabalha o aspecto físico, a saída da cultura do sedentarismo, a sociabilidade e a união das pessoas. É muito interessante, pois os frequentadores criam um vínculo entre eles e com a unidade. São grupos fortes e coesos,” fala a coordenadora de Atenção Primária da região de Santa Cruz, Leila Marino.

Muito além das atividades físicas como prevenção de doenças e a redução de medicamentos, o Programa Academia Carioca atua também na mobilização e divulgação de importantes ações de saúde nos territórios, como incentivo à vacinação, passeios culturais para reconectar seus participantes com a cidade e inclusão digital.

“O Programa Academia Carioca revolucionou a saúde do Rio de Janeiro e hoje é fundamental para a qualidade de vida de centenas de milhares de pessoas. Ele devolveu a autoestima e o bem-estar aos cariocas que por ele passaram e se tornou uma importante estratégia de promoção de saúde e de medicina preventiva num município cuja população está cada vez mais longeva, embora esteja aberto não só aos idosos, mas a todos os públicos”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.