Prefeitura lança Programa Vacina na Escola

Publicado em 15/08/2023 - 10:14  |  Atualizado em 15/08/2023 - 10:15
Imunização acontecerá em unidades de ensino das redes pública e particular | Crédito: Edu Kapps / SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou nesta terça-feira, dia 15 de agosto, o Programa Vacina na Escola, para resgatar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na cidade. Nesta primeira etapa, seguindo cronograma pré-definido com as unidades escolares, será avaliada – e atualizada, quando necessário –  a situação vacinal dos mais de 618 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental matriculados em 1.549 unidades municipais, incluindo creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), além de 309 creches conveniadas e 61 escolas estaduais. O programa também está aberto a parcerias com escolas particulares.

O lançamento do programa foi na Escola Municipal Anne Frank, em Laranjeiras. A vacinação nas escolas é uma das muitas ações da SMS para ampliar a imunização da população carioca, especialmente das crianças e adolescentes. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a importância de manter a caderneta vacinal da criança devidamente atualizada, diminuindo a possibilidade de reintrodução ou aumento de casos de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação de rotina.

“Nos últimos anos a gente teve um declínio das coberturas vacinais no país como um todo, e é necessário esse movimento de atualização e incentivo à vacinação infantil, para não termos a volta de doenças que são muito perigosas para a saúde das nossas crianças e da população em geral, mas que podem prevenidas pela vacinação. Com esse programa, estamos levando as vacinas para onde as crianças estão, nas escolas, para que todas tenham a oportunidade de serem protegidas”, disse o secretário de Saúde.

Crédito: Edu Kapps / SMS-Rio

“O Programa Vacina na Escola reúne esse espaço sagrado, que é a escola, com uma causa essencial e emergencial, que é recuperar a cobertura vacinal das nossas crianças e adolescentes. Assim como na saúde, na rede municipal de ensino também temos a responsabilidade de incentivar a vacinação e garantir a imunização de todos. É a Educação e a Saúde do Rio atuando juntas pelos nossos carioquinhas”, afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

O calendário do Programa Vacina na Escola está publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15/08) e caberá às escolas comunicar previamente aos pais sobre as datas e sobre a necessidade de a criança levar a caderneta de vacinação para a escola no dia marcado. Os pais poderão acompanhar a vacinação, mas, caso não consigam comparecer à escola no dia marcado, podem mandar pelo aluno o termo de autorização assinado. Se a criança não tiver a caderneta, o responsável deve se dirigir o mais rápido possível a sua unidade de Atenção Primária (clínica da família ou centro municipal de saúde) de referência,  que pode ser consultada em https://prefeitura.rio/ondeseratendido, para regularizar a situação.

Ana Luiza Pinto, mãe da Sophia, de 7 anos, que tomou a dose de reforço contra a covid-19, acompanhou a pequena sendo vacinada na Escola Municipal Anne Frank e falou sobre a importância do programa nas escolas: “Essa campanha é um incentivo para a gente vacinar os nossos filhos. Eu acho super importante, porque criança vendo outra criança se vacinando fica muito mais fácil. Vacinação é proteção e proteção é amor!”

Serão disponibilizadas no Programa Vacina na Escola todos os imunizantes de rotina: meningo C, varicela, febre amarela, hepatite A, pentavalente, pneumo 10, poliomielite, rotavírus, entre outras. Após a verificação da situação vacinal, o aluno receberá as vacinas que estiverem atrasadas em sua caderneta, de acordo com a idade e o tempo recomendado para aplicação. Mais informações sobre as vacinas indicadas no calendário infantil estão disponíveis em bit.ly/vacinacaodacrianca.

As escolas particulares interessadas na parceria para a realização das ações de vacinação em suas dependências deverão procurar a Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) de sua região, por e-mail: região central, dvs.cap10@gmail.com; Zona Sul, vigepidemio.cap21@gmail.com; Grande Tijuca, dvscap22@gmail.com; Zona da Leopoldina, vigepidemio.cap31@gmail.com; Grande Méier, imunizacaodvs32@gmail.com; Madureira e adjacências, dvscap33@gmail.com; Barra e Jacarepaguá, imunizacaocap4@gmail.com; Realengo e Bangu, dvscap51@gmail.com; Campo Grande, imunizacao52@gmail.com; Santa Cruz e Sepetiba, dvs.cap53@gmail.com.

Parcerias para ampliar coberturas vacinais

A Prefeitura, por meio de parcerias, tem conseguido levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas, como estações do Metrô e da Supervia, aeroportos e shoppings. Além disso, a vacinação continua nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, de domingo a domingo, das 8h às 22h. As unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma Onde Ser Atendido. Já os pontos extras pela cidade podem ser consultados em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/.

Crédito: Edu Kapps / SMS-Rio