Prefeitura inaugura novo centro de saúde na Zona Norte

• Prefeitura inaugura novo centro de saúde na Zona Norte
Publicado em 03/04/2024 - 16:11  |  Atualizado em 03/04/2024 - 17:22
Unidade no Lins de Vasconcelos ganha o nome da servidora municipal Eliza Abrantes / Crédito das fotos: Edu Kapps/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na manhã desta quarta-feira (03) o Centro Municipal de Saúde (CMS) Eliza Abrantes, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte da cidade. O CMS começa a funcionar com cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e com capacidade instalada para cerca de 200 atendimentos por dia.

O CMS Eliza Abrantes inicia com 5 mil usuários cadastrados, que já eram cobertos pelas duas equipes da ESF que desde 2023 atendem a comunidade local. Com a inauguração das novas instalações, três novas equipes foram criadas de modo a reforçar a capacidade de acolhimento à população da região do Lins e do Grande Méier. Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, além de agentes comunitários e de vigilância em saúde.

No local, os pacientes contam com atendimento clínico, tratamento para hipertensão, diabetes e tuberculose, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, odontologia, troca de curativos, pequenos procedimentos cirúrgicos e agendamento de visitas domiciliares, entre outros serviços. Também é possível retirar gratuitamente medicamentos de uma grade de itens da Atenção Primária.

Parentes e amigos da servidora homenageada participaram da inauguração

A nova unidade é batizada em homenagem à agente de vigilância em saúde Eliza Abrantes, que morreu em maio de 2023. Ela exerceu com brilhantismo sua função na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e também ocupava uma cadeira no Conselho de Administração do Instituto de Previdência e Assistência do Município, o Previ-Rio. Eliza ainda se destacou pela luta por direitos dos profissionais de saúde.

“Nós podemos trabalhar muito no nosso cotidiano, e às vezes as pessoas não percebem o que a gente faz. Trabalhar no Sistema Único de Saúde é trabalhar para construir uma sociedade melhor. Cada conquista vem de muitas pessoas, com as diferentes posições que ocupamos no SUS. Eu tenho um orgulho muito grande de estar aqui homenageando uma pessoa que lutou pelo SUS, por saúde de qualidade para toda a população, principalmente para quem mais precisava. Agradeço à família da Eliza, por ter aceitado a nossa homenagem e autorizado o uso do nome de uma excelente profissional aqui no centro municipal de saúde”, disse o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante a inauguração da unidade.

A mãe de Eliza, Isabel Cristina de Abrantes, ficou emocionada com a homenagem em formato de unidade de saúde: “Eu fico muito feliz de ver um equipamento de saúde desse porte com o nome da Eliza, principalmente numa região como essa. É uma população que precisa de cuidado, tudo o que ela sempre prezou. Apesar da perda prematura da minha filha, ver muitas pessoas homenageando-a, me parabenizando pela luta dela, foi muito emocionante.”

O CMS Eliza Abrantes funciona na Rua Aquidabã, 1.037, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.