Prefeitura inaugura novas instalações de unidade em Botafogo

• Prefeitura inaugura novas instalações de unidade em Botafogo
Publicado em 03/04/2024 - 20:00  |  Atualizado em 04/04/2024 - 11:52
Clínica da família localizada no complexo do Hospital Rocha Maia foi expandida e reformada - Crédito: Edu Kapps / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) inaugurou nesta quarta-feira (3) as novas instalações da Clínica da Família Luiz Moraes Júnior, em Botafogo, situada no complexo do centenário prédio que abriga o Hospital Municipal Rocha Maia e o Super Centro Carioca de Vacinação, na Rua General Severiano, 91. A unidade foi expandida e recebeu uma reforma completa, com o propósito de tornar o espaço mais eficiente e acolhedor ao usuário.

Com a revitalização, o número de consultórios foi ampliado de três para seis. A unidade recebeu mais três equipes de saúde da família, contando hoje com cinco equipes ao todo. A sala de espera da clínica foi totalmente modernizada, bem como a farmácia, cujo fluxo foi remodelado segundo uma proposta de espera e atendimentos humanizados. A CF Luiz Moraes Júnior funciona em horário diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e no sábado, das 7h às 13h.

O secretário Daniel Soranz parabenizou as equipes de saúde da família que atuam na unidade e lembrou o trabalho de recuperação do complexo. “Desde quando assumi a Subsecretaria de Atenção Primária, em 2008, tinha alguns sonhos, e um deles estou realizando aqui hoje, que é recuperar a história e a importância desse prédio”, afirmou, acrescentando: “Com a inauguração da CF Luiz Moraes Junior, estamos estruturando ainda mais o atendimento para a população dessa região”.

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, e o subprefeito da zona Sul, Flávio Valle, participaram da inauguração da unidade de saúde – Crédito: Edu Kapps / SMS

Beatriz Vasconcelos foi uma das primeiras pessoas a serem atendidas durante a abertura da unidade. A bióloga carioca, de 34 anos, chegou à CF para consulta dermatológica. Ela elogiou as instalações da clínica e a atenção dispensada pelas equipes. “Gostei bastante do atendimento de todos os funcionários, inclusive na rapidez com que fui comunicada sobre a consulta, e fiquei impressionada com a qualidade da estrutura que estão oferecendo aqui”.

A clínica da família foi batizada em homenagem ao engenheiro e arquiteto que projetou o prédio onde hoje funciona o Super Centro Carioca de Vacinação, no mesmo endereço. Nascido em Portugal e radicado no Brasil, Luiz Moraes Júnior ficou conhecido por assinar também o projeto do Castelo Mourisco da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O complexo do Hospital Municipal Rocha Maia abriga ainda uma policlínica e um centro especializado para detecção e tratamento de ISTs, com funcionamento de domingo a domingo, das 7h às 22h.