Prefeitura inaugura a Maternidade da Rocinha

Publicado em 20/04/2024 - 13:24  |  Atualizado em 20/04/2024 - 13:30
Unidade vai ofertar atenção materna para gestantes da comunidade e tem expectativa de atender a 40 partos de baixa complexidade por mês - Foto: Edu Kapps / SMS

A Prefeitura do Rio inaugurou neste sábado (20/4) a Maternidade da Rocinha, instalada no prédio do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare. O objetivo é atender a demanda da população local por atenção materna com um serviço de fácil acesso, localizado no mesmo prédio em que funciona a Clínica da Família Rinaldo de Lamare, na Avenida Niemeyer, 776.

A Maternidade da Rocinha é equipada com um centro cirúrgico, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. As instalações estão distribuídas pelo primeiro e pelo oitavo andares do prédio. Dois elevadores farão o transporte das pacientes pelo edifício.

Ao lado do subsecretário executivo de Saúde, Rodrigo Prado, o prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de inauguração e destacou a importância de ter uma maternidade para atender a comunidade.

– É bom a gente ver esse sentimento de pertencimento na cidade. O povo da Rocinha tem o direito de nascer na Rocinha. Que bom a gente poder entregar esse equipamento para vocês – disse Paes.

A nova unidade é dedicada a partos de baixa complexidade. Sua estrutura foi projetada com base em estudos técnicos sobre as particularidades assistenciais e demográficas da região, como faixa etária, taxa de nascidos vivos e oferta e demanda dos serviços de saúde locais.

A expectativa é que a maternidade realize cerca de 40 partos por mês. Se for necessário, casos mais complexos serão transferidos para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, a apenas quatro quilômetros de distância da unidade, como disse o superintendente de Maternidades da Prefeitura do Rio, Márcio Ferreira.

– Só no ano passado nasceram 480 bebês nessa região. A Rocinha já tinha a maternidade do Hospital Miguel Couto como referência, com o nascimento dessa nova unidade, com todas as tecnologias de cuidado desde o acolhimento, as mulheres ganham um novo ponto para todo o ciclo gravídico e puerperal, com direito a um acompanhamento, do acolhimento ao nascimento – disse Ferreira.

Ana Natalícia Campos Santos, de 36 anos, moradora da Rocinha, comemora a inauguração da maternidade da região. Grávida de sete meses, à espera do pequeno Valentim, ela faz o pré-natal na clínica da família que fica no mesmo prédio, onde também começou sua carreira como agente comunitária de saúde.

Ana entrou em 2010 como profissional da CF Rinaldo de Lamare, onde trabalhou até 2022, para custear os seus estudos e se formar em radiologia e enfermagem. Atualmente ela trabalha na rede privada, já com o diploma na mão: “Só tenho a agradecer ao SUS e aos meus antigos companheiros de trabalho, que também estão do meu lado nesse momento tão importante da minha vida, que é minha primeira gestação.”

Para Ana Alice de Araújo, de 34 anos, grávida de 25 semanas, a nova maternidade vai trazer muito mais conforto para ela e sua família: “Eu vim à consulta de pré-natal no início deste mês e quando cheguei aqui vi a obra da maternidade e fiquei feliz. Acho maravilhoso, porque a minha família vai poder vir me visitar, ficar do meu lado, sem se preocupar com deslocamento. As mamães da comunidade merecem.”

Sala do Programa Cegonha Carioca

A Maternidade da Rocinha também conta com uma sala de visitação do Programa Cegonha Carioca, onde as futuras mamães poderão receber importantes informações sobre a hora do parto e conhecer a unidade onde darão à luz. A visita à maternidade é um dos serviços disponibilizados pelo programa, que também realiza ações de orientação junto às gestantes e distribui o enxoval cegonha. Presente em todas as maternidades municipais, o Cegonha Carioca também oferece incentivos ao pré-natal e transporte em ambulância para a maternidade, com acompanhamento de enfermeiras obstétricas.

Esta é a segunda maternidade inaugurada pela Prefeitura do Rio este mês. No dia 12, foi aberto o Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador. Com essas duas novas unidades, a rede municipal de saúde do Rio passa a contar com 13 maternidades e uma casa de parto. Distribuídas por toda a cidade, as unidades somam mais de 700 leitos obstétricos e mais de 290 leitos de UI/UTI neonatal.