Prefeitura inaugura Hospital Maternidade Paulino Werneck

• Prefeitura inaugura Hospital Maternidade Paulino Werneck
Publicado em 12/04/2024 - 14:16  |  Atualizado em 15/04/2024 - 11:15
Unidade reabre com novo perfil, atendendo demanda dos moradores da Ilha do Governador. Maria da Conceição será uma das primeiras a dar à Luz no local / Crédito das fotos: Edu Kapps/SMS

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, inauguraram, nesta sexta-feira (12/04), as novas instalações do Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador. A novidade atende a uma demanda antiga dos moradores da região, que passam a contar com uma unidade inteiramente dedicada à atenção materno-infantil e à saúde da mulher. Situada no prédio do antigo hospital homônimo, que foi totalmente reformado e adaptado, a maternidade ofertará atendimento individualizado em todos os ciclos da gravidez e do puerpério (45 dias após o parto), além de serviços ginecológicos disponibilizados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

“É muito bom estar aqui para inaugurar esta maternidade, onde muitas mães da Ilha vão ter os seus filhos. O insulano tem esse sentimento de pertencimento do seu bairro, um orgulho que é muito legal”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O Hospital Maternidade Paulino Werneck tem 16 leitos obstétricos, dois leitos de UTI Neonatal, quatro leitos de cuidados intermediários e dois leitos canguru (destinados a recém-nascidos prematuros), duas salas de centro cirúrgico e centro obstétrico com três suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), uma delas com banheira. A expectativa é que a unidade realize cerca de 100 partos por mês, contando com todos os recursos necessários para os atendimentos. E, como a unidade terá um posto do cartório de registro civil, os bebês insulanos já poderão sair da maternidade com a certidão de nascimento nas mãos das mamães.

“É um orgulho muito grande poder inaugurar a maternidade do Paulino Werneck, uma unidade muito importante para a Ilha do Governador. A expectativa é fazer 100 partos e 200 cirurgias ginecológicas por mês. É uma unidade que vai ampliar nossa rede de maternidades, é a 14ª da cidade do Rio e a gente espera continuar ampliando. Aqui, a gente conta também com todo o apoio do programa Cegonha Carioca, com distribuição de kits para as gestantes.O Paulino Werneck vai ser uma grande referência no cuidado materno-infantil na cidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A nova maternidade será referência para mulheres que fazem o pré-natal nas sete unidades de Atenção Primária da região, as clínicas da família Assis Valente, Dona Maria Sebastiana de Oliveira e Wilma Costa; e os centros municipais de saúde Madre Teresa de Calcutá, Necker Pinto, Newton Alves Cardoso e Parque Royal. Contará com uma sala de observação do Cegonha Carioca, onde as gestantes que fazem acompanhamento na rede de Atenção Primária poderão conhecer o local onde darão à luz. Presente em todas as maternidades municipais do Rio, o programa também distribui às futuras mamães o enxoval para o bebê e disponibiliza uma ambulância exclusiva para buscá-las em casa na hora do parto.

Maria Conceição Pereira, 33 anos, está grávida de 39 semanas e será uma das primeiras moradoras da Ilha do Governador a dar à luz na nova maternidade. Acompanhada no pré-natal pelo Centro Municipal de Saúde Madre Teresa de Calcutá, em Bancários, a mamãe aguarda ansiosamente por Maria Liz, que deve chegar em poucos dias, dando início a nova geração de insulanos nascidos no Paulino Werneck.

“As expectativas são as melhores, estou muito feliz e muito ansiosa. Só de saber que não vou precisar me deslocar para longe. Essa maternidade chegou bem na hora!”, disse a mamãe do futuro insulaninho.

O Hospital Maternidade Paulino Werneck contará ainda com lactário, radiologia, sala de acolhimento e classificação de risco, núcleo de regulação, central de esterilização, setor de hemoterapia, serviço de ultrassonografia, serviço de apoio especializado (psicologia, assistência social e nutrição), farmácia, almoxarifado, faturamento, epidemiologia, comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH) e núcleo de segurança do paciente. A unidade também ofertará serviços em ginecologia, como laqueadura tubária no pós-parto e para pacientes inseridas no Sisreg, com capacidade para mais de 200 laqueaduras por mês.

As obras da nova maternidade se iniciaram em junho passado, quando a Prefeitura do Rio firmou junto à população da Ilha do Governador o compromisso de recuperar as instalações do então Hospital Municipal Paulino Werneck. Inaugurada em 1935, a unidade era um importante hospital de retaguarda da rede municipal, com 50 leitos de internação em clínica médica. Em 2020, em plena pandemia da covid-19, enquanto centenas de pessoas precisavam de uma vaga de internação, a unidade foi desativada pela gestão anterior. Na ocasião, foram gastos R$ 847,7 mil apenas na etapa de demolição das instalações internas, e a obra foi paralisada logo após as eleições daquele ano.