Prefeitura do Rio entrega o novo Hospital Municipal Veterinário da Mangueira

• Prefeitura do Rio entrega o novo Hospital Municipal Veterinário da Mangueira
Publicado em 05/07/2024 - 12:47  |  Atualizado
Após obras de revitalização e expansão, unidade passa a oferecer internações e atendimento ao público de segunda a segunda | Crédito: Edu Kapps / SMS

Renovação no cuidado com os pets cariocas! Nesta quinta-feira (04/07),  a Prefeitura do Rio inaugurou o novo Hospital Municipal Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, na Zona Norte. Após obras de melhoria e expansão na unidade, o antigo CJV agora conta com internações, cirurgias e especialidades como cardiologia, oftalmologia, dermatologia e ortopedia, além de atendimento ao público de segunda a segunda, das 8h às 22h.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS), por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), a unidade também continua a oferecer, sem custo aos tutores, os já conhecidos serviços de castração, microchipagem para Registro Geral de Animais (RGA) no sistema SISBICHO, vacinação contra a raiva e diagnóstico e tratamento de zoonoses, que são doenças transmitidas entre animais e seres humanos.

“A história da proteção animal começou com a proteção da saúde humana. Por muitos anos, no passado, a prática era sacrificar o animal para evitar a ameaça das zoonoses. Esse conceito mudou e hoje a gente cuida da saúde do animal. O Jorge Vaitsman é uma casa centenária e é a primeira unidade veterinária que terá internação 24h. O atendimento de emergência será até às 22h. As pessoas que podem pagarão uma taxa de contribuição. Quem não pode, as pessoas mais carentes, as protetoras, essas terão gratuidade. Esse é um hospital para os munícipes do Rio de Janeiro”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O novo hospital veterinário fica localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, na Mangueira.

Histórico

A unidade que agora renasce como Hospital Veterinário foi fundada em 1917 para realizar o controle da tuberculose em bovinos produtores de leite e prestar assistência aos muares (burros) de tração utilizados em serviços públicos. A vinculação do então Centro Estadual de Medicina Veterinária à Secretaria Municipal de Saúde ocorreu em agosto de 1975, com a fusão do Estado da Guanabara ao Rio de Janeiro. Em 1977, veio a ideia de homenagear o ex-chefe do Laboratório de Diagnóstico de Raiva, o médico veterinário Jorge Vaitsman, que passou a dar nome à unidade.