Metrô da Carioca terá vacinação na terça e na quarta-feira

• Metrô da Carioca terá vacinação na terça e na quarta-feira
Publicado em 04/09/2023 - 13:40  |  Atualizado em 11/09/2023 - 10:45
PV disponibilizará imunizantes dos calendários infantil e adulto e estará aberto ao público em geral - Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

A estação do metrô da Carioca, no Centro, receberá nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6, um ponto de vacinação (PV) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Serão disponibilizadas vacinas dos calendários adulto e infantil, pela Campanha de Multivacinação, incluindo as doses contra covid-19, gripe, HPV, meningo C, meningo ACWY, febre amarela, hepatite B, entre outras. A iniciativa faz parte do Vacina, Rio, uma grande mobilização intersetorial para recuperar as coberturas vacinais da população carioca de todas as idades.

O PV será montado no mezanino próximo ao acesso C (Convento), fora da área controlada e sem a necessidade de passar pelas catracas da estação. O funcionamento será das 8h às 16h. No local, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde também vão orientar o público presente sobre a importância de manter o esquema vacinal em dia e tirar dúvidas sobre a imunização.

A SMS recomenda que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal, para avaliação das equipes de saúde. Caso haja indicação, as vacinas necessárias para atualização poderão ser aplicadas simultaneamente. Já para os adultos, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.

Podem receber a dose de reforço bivalente contra covid-19 todas as pessoas com 12 anos ou mais. A vacina da gripe está disponível para a população a partir dos seis meses de idade. Mais informações sobre os imunizantes disponíveis na Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes podem ser consultadas em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/.