Já é Páscoa no complexo do Hospital Souza Aguiar

Publicado em 27/03/2024 - 18:36  |  Atualizado
No evento, foram distribuídos aproximadamente 100 ovos de chocolate

O Complexo Hospitalar Souza Aguiar recebeu, nesta quarta-feira (27/03), uma visita ilustre: o coelhinho da Páscoa, que antecipou a sua agenda de domingo e encheu de alegria e esperança as alas pediátricas do hospital, do CER Centro e da Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda. Na ação, foram distribuídos aproximadamente 100 ovos de chocolate.

Para Paula Travassos, diretora do complexo, ações como essa fazem toda a diferença para as crianças internadas. “A chegada da Páscoa traz alegria e renova a esperança de dias melhores. É muito bom ver o sorriso no rosto das crianças quando percebem o coelhinho entrando na enfermaria. É algo mágico! Por um momento, elas esquecem que estão internadas e são simplesmente crianças. Sem a carga da internação, sem lembrar que estão longe de casa”, explica a diretora.

Ações de humanização e acolhimento são essenciais no cotidiano dos hospitais, principalmente em setores infantis. Mas acabam agradando, também, acompanhantes e profissionais da saúde que vivem o dia a dia da internação. A chegada do símbolo da Páscoa promove diversas solicitações de fotos, abraços e muitas manifestações de carinho.

A diarista, Maria de Lourdes de Sousa, 44 anos, não escondia a alegria de ter a alta da filha programada, após ela ficar internada por uma semana na unidade. Mas ficou feliz também ao saber que a filha, Camille Sousa, 13 anos, ainda conseguiria participar da ação. “Foi maravilhoso, muito criativo! Esse tipo de evento faz diferença na rotina dos internados. As crianças ficam mais animadas, realmente ajuda na recuperação. O hospital está de parabéns!”, disse Maria de Lourdes.

Aniversariante do dia, Jamilly Cristina Guimarães, 29 anos, fez questão de revelar ao coelhinho que o ovo de chocolate recebido era o seu primeiro presente na data festiva. A mãe da pequena Elisa, que nasceu com pouco mais de 1 kg, no dia 18/02, e permanece internada na UTI Neonatal da Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, revela que a ação trouxe esperança. “Ano passado, estive aqui e perdi um bebê. Esse ano, estou internada desde o dia 31/01, mas minha bebê está aqui. Está bem! Para as crianças, a Páscoa é o coelhinho, chocolate. Para os adultos, é a renovação da esperança de dias melhores”, disse Jamilly.