Hospital Souza Aguiar faz campanha de doação de sangue dia 8

• Hospital Souza Aguiar faz campanha de doação de sangue dia 8
Publicado em 06/02/2024 - 15:41  |  Atualizado
Ação visa reforçar os estoques do Hemorio para os atendimentos de emergência no Carnaval/ Crédito: Edu Kapps - SMS

O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, promove na próxima quinta-feira (08/02), das 10h às 16h, campanha de doação de sangue. A ação acontecerá no Auditório Ivo Pitanguy, no segundo andar da unidade de saúde. O objetivo é reforçar os estoques do Hemorio no Carnaval, período marcado pela temporada de viagens e mais movimento nas estradas, consequentemente a procura pela doação é reduzida e os acidentes podem aumentar. O Hemorio fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.

Doar sangue é seguro e salva vidas. Depois da coleta, os componentes sanguíneos são separados e quatro pessoas podem ser beneficiadas. Em 24 horas após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta de sangue seguinte pode ser feita após oito semanas para homens e 12 para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos.

Quem pode doar

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar mais de 50 kg. Não precisa estar de jejum. Mas é recomendado que a pessoa não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas. Outro fator importante é estar descansado. E em 30 dias o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar dez dias após a recuperação.

SERVIÇO:

Doação de sangue no Hospital Municipal Souza Aguiar