Homenagem a Nereu Lopes

Publicado em 17/03/2023 - 19:25  |  Atualizado em 21/03/2023 - 12:20
Homenagem a Nereu LopesViúva de Nereu Lopes recebe homenagem – Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

Importante espaço para a discussão de políticas públicas para a cidade, a 14ª Conferência Municipal de Saúde marca também a homenagem a um nome que representa o comprometimento com o SUS. Nereu Lopes (1952-2021) foi conselheiro distrital da Área Programática (AP) 3.1 e membro do Conselho Municipal e sempre lutou em prol de um sistema de saúde igualitário e de qualidade, defendendo profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Em reconhecimento à importante atuação de Nereu, sua viúva, Fátima Lopes, foi convidada durante a abertura da conferência para receber do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, um quadro de agradecimento pelo comprometimento com o SUS. Além disso, entre os estandes na área do evento, foi montada uma exposição com banners que contavam a história do Conselho Municipal de Saúde e descreviam a importante participação de Nereu Lopes na luta pelas políticas públicas de saúde.

Nascido em 20 de novembro de 1952, morador do Parque União, Nereu começou a sua trajetória profissional em 1979, no Hospital Municipal Miguel Couto, e em 1982 foi para o Centro Municipal de Saúde Américo Veloso.  Líder combativo e fiel aos seus ideais, foi membro, vice-presidente e presidente do Conselho Distrital da A.P. 3.1 e também atuou nos conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde. Líder comunitário com foco nas áreas de saúde da família e saúde mental, também auxiliou na implantação do Centro de Atenção Psicossocial Paulo da Portela, em Madureira, e trabalhou no CAPS Visconde de Sabugosa, em Ramos, até a sua morte em 1º de outubro de 2021.