• Histórico: Hospital Nossa Senhora das Dores, em Cascadura, se destaca por sua arquitetura secular e história
Publicado em 12/12/2023 - 16:09  |  Atualizado em 12/12/2023 - 16:52
Hospital Nossa Senhora das Dores - Foto: Erbs Jr.

Em Cascadura, há um local recheado de histórias que já foi lar de um barão, se tornou um hospital – inclusive com participação do Oswaldo Cruz –  especializou-se em atendimento a pessoas com tuberculose e, depois, passou a se dedicar à saúde mental. Estamos falando do Hospital Nossa Senhora das Dores, da Santa Casa de Misericórdia, que, em breve, trará novidades para a saúde pública carioca.

Em 1984, o local era uma fazenda que pertencia ao Barão de Cotegipe, a Chácara do Ferraz. Anos mais tarde, tornou-se um hospital com o nome que tem hoje e foi destinado ao atendimento de pessoas com tuberculose, uma das doenças mais proeminentes da época.

Em 1910, o hospital iniciou obras de ampliação supervisionadas por Oswaldo Cruz e sua nova estrutura foi inaugurada quatro anos depois, com a presença do Marechal Hermes, da primeira-dama, Nair de Tefé, e do Cardeal Arcoverde. O local passou a ser destinado, exclusivamente, para mulheres com tuberculose e ganhou um novo destaque: a Capela de N. S. das Dores, um exemplar da arquitetura neogótica, construído entre 1911 e 1917.

Ao longo dos anos, o hospital passou por outras reformas e mudou seu foco de atendimento para a Psiquiatria. Hoje, parte das instalações estão desativadas, mas a unidade segue fazendo atendimentos, prestando serviços para o SUS e impressionando por sua arquitetura secular.