Herculano Pinheiro arrecada mais de 100 bolsas de sangue

• Herculano Pinheiro arrecada mais de 100 bolsas de sangue
Publicado em 14/03/2024 - 19:38  |  Atualizado
A ação teve como objetivo reforçar os estoques para os atendimentos de emergência - Foto: Julia Billo / SMS

O Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, localizado no bairro de Madureira, realizou campanha de doação de sangue nesta quinta-feira (14/03), no auditório do mercado popular do bairro. A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre a unidade, o Mercadão de Madureira e o Hemorio, atingiu a captação de 104  bolsas de sangue. O objetivo foi reforçar os estoques do Hemorio,  responsável por fornecer hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.

Para Eloá Oliveira de Castro, de 53 anos, o ato de doar sangue já é um hábito: ‘’Não é a primeira vez que venho doar, já sou doadora no Hemorio há algum tempo. Eu entendo a importância da iniciativa e, por isso, estou aqui. Nada é mais importante que salvar vidas e doar sangue significa salvar milhares de vidas’’, disse a doadora.

‘’Enquanto profissional de saúde, eu gostaria de estimular o restante dos profissionais da área a serem doadores também. Me sinto muito grata por poder contribuir com até quatro vidas com apenas uma doação. Doar sangue é um ato de amor’’, afirmou Alessandra Ferreira, que atualmente é diretora de enfermagem da maternidade e estava entre os diversos doadores que participaram da ação no auditório do Mercadão.

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar mais de 50 kg. Não precisa estar de jejum. Mas é recomendado que a pessoa não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas. Outro fator importante é estar descansado. E, em 30 dias, o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada da doação.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar dez dias após a recuperação. Doar sangue é seguro e salva vidas.