Dia Mundial da Infância na Maternidade Fernando Magalhães

• Dia Mundial da Infância na Maternidade Fernando Magalhães
Publicado em 21/03/2024 - 19:00  |  Atualizado em 25/03/2024 - 11:41
Iniciativa reuniu atividades voltadas para a defesa do direito das crianças - Foto: Edu Kapps / SMS

Nesta quinta-feira (21), Dia Mundial da Infância, o Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão, realizou ações voltadas para a defesa do direito das crianças. Fruto de uma parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a iniciativa reuniu atividades educativas para mães e filhos que passaram pela UTI neonatal da unidade, além das mulheres e crianças que ainda estão internadas e dispõem de assistência e acolhimento diariamente.

As atividades aconteceram no auditório do Centro de Estudos Lucinda Ciuff, com a palestra sobre os direitos das crianças assegurados pelo Hospital Maternidade Fernando Magalhães, como, por exemplo, o registro de nascimento gratuito e a garantia do aleitamento materno. Para Regina Celi, técnica de enfermagem e palestrante da unidade, o aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento das crianças e, por essa razão, o banco de leite da maternidade está à disposição das mães que apresentem dificuldade para amamentar.

“A ideia desse evento é justamente mostrar todo o serviço oferecido no hospital para essa primeira infância. Fazemos a vacinação, o teste do pezinho, também ensinamos sobre a amamentação que é fundamental nesses seis primeiros meses. Além disso, temos um banco de leite que as mães, mesmo após a alta, podem solicitar apoio se enfrentarem dificuldades em amamentar. E nesses eventos promovidos na maternidade conseguimos ver que os pais retornam e fazem questão de participar das ações. Somos uma grande família”, disse Regina Celi, responsável pela organização do evento.

A palestra também foi aberta para os pais colaboradores da unidade que, por sua vez, puderam levar seus filhos e netos para participarem da programação, incluindo a atividade realizada no mural do auditório, espaço reservado para os pequenos se divertirem e pintarem suas mãos com tintas coloridas. Além do mural, as crianças também se alegraram com os brinquedos distribuídos ao final da palestra. Os bebês internados na UTI neonatal foram agraciados com chocalhos colocados nas incubadoras e monitores do setor, juntamente, de cartões com informações sobre o direito das crianças.

“Minha filha nasceu de 26 semanas aqui no hospital e ficou internada por quatro meses, foi um momento que a gente não sabia se ela sobreviveria. A equipe da maternidade nos apoiou totalmente, minha esposa recebeu ajuda psicológica, os profissionais nos acolheram. Esses eventos promovidos pela Celi são muito importantes porque dão força aos outros pais que estão vivenciando o mesmo que minha família já passou”, diz o pai da pequena Maria Alice, de 6 anos, Raphael Rodrigues.

Na parte da tarde, o destino dos pequenos foi o jardim do MAST, que, por meio da parceria com o Hospital Maternidade Fernando Magalhães, disponibilizou quatro pedagogas para contar histórias e entreter as crianças presentes no piquenique organizado pela equipe de nutrição da unidade. No lanche da tarde, foram oferecidas frutas, croissants, sucos e outras guloseimas. Para finalizar a brincadeira, a Ovelha Rebeca, animal de suporte emocional com milhares de seguidores nas redes sociais, se juntou às crianças no piquenique, dando muito amor e carinho para todos.