Clínica da família realiza coleta de preventivo em domicílio

• Clínica da família realiza coleta de preventivo em domicílio
Publicado em 16/10/2023 - 18:20  |  Atualizado
Atividade faz parte das ações de cuidado à saúde da mulher da campanha Outubro Rosa

Na próxima sexta-feira (20), a equipe de Estratégia de Saúde da Família Adauto Botelho, da Clínica da Família Bispo do Rosário, em Jacarepaguá, realizará uma busca ativa no território, das 9h às 17h, para realizar coleta de preventivo em domicílio, facilitando o acesso das pessoas que não conseguem ir até a unidade para colocar o exame em dia. A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa, de prevenção e cuidado à saúde da mulher.

“A nossa unidade realiza cerca de 150 exames de preventivo ao mês. É um acesso de livre demanda, mas algumas mulheres não conseguem vir até a unidade para colocar o exame em dia, devido a questões do dia a dia. Então, aproveitamos a campanha do Outubro Rosa e vamos atrás com essa estratégia para levar saúde até a casa dessas mulheres”, diz a gerente da unidade, Luana Christina, de quem partiu a iniciativa.

As equipes adotaram a ideia como estratégia durante esse mês de conscientização e têm sido um sucesso. Com um megafone em mãos, os agentes comunitários andam pelas ruas do território informando sobre a possibilidade da coleta do exame em casa, atraindo a atenção e o interesse das mulheres em realizar o exame. Na última ação, realizada no dia 6 de outubro, foram coletados 15 preventivos em domicílio. As próximas ações acontecerão nos dias 20 e 27 de outubro. No dia 21 será o dia D da ação na unidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, toda mulher entre 25 e 64 anos, que já tenha iniciado a atividade sexual, deve realizar o preventivo, com intervalo anual nos dois primeiros exames. Depois de dois exames consecutivos normais, a coleta deve ser feita a cada três anos. O exame é importante para fazer o rastreamento e diagnóstico do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras. As 238 unidades de Atenção Primária do município oferecem o exame em livre demanda ou por agendamento.