Centro de Saúde em Guadalupe faz campanha de doação de sangue

• Centro de Saúde em Guadalupe faz campanha de doação de sangue
Publicado em 14/02/2023 - 19:40  |  Atualizado
doação de sangue em guadalupeAção foi realizada em parceria com o Hemorio e teve o objetivo de reforçar os estoques

Nesta terça-feira (14), o Centro Municipal de Saúde Augusto do Amaral Peixoto, em Guadalupe, recebeu uma equipe volante do Hemorio para campanha de doação de sangue, com objetivo de aumentar os estoques para o carnaval. A ação, que teve início às 10h e terminou às 16h, contou com a participação de 66 voluntários .

O Hemorio é responsável por fornecer hemoderivados para mais de 220 hospitais públicos do Rio de Janeiro, principalmente para unidades de emergência. A ação foi uma proposta da equipe do CMS dentro das atividades de conscientização sobre o Mês de Conscientização do Combate a Leucemia.

“Pensamos em fazer a ação nesse mês, que tem foco na leucemia, e nesta semana que antecede o carnaval, porque sabemos que é uma época em que o estoque de bolsas de sangue está reduzido,” explicou a diretora do centro de saúde, Paula Cavin.

Para a servidora pública Ana Maria Marques, de 50 anos, foi a primeira vez sendo uma voluntária: “Eu sempre quis ser doadora, mas por conta do baixo peso não conseguia. Não foi por falta de vontade. Agora que alcancei o peso necessário, aproveitei essa oportunidade para doar.” Ela contou que sempre incentiva os filhos a doarem e que gostaria que tivesse outras campanhas na região.

Para outras pessoas o ato de doar é uma tradição familiar. Voluntária desde os 18 anos, Juliana Pereira, contou que o incentivo partiu do seu próprio pai: “Meu pai sempre doou sangue, então virei doadora. Quando criança, achava o máximo ele ter a carteirinha de doador. Hoje eu tenho a minha!.”

Doar sangue é seguro, sem riscos e salva vidas. Cada bolsa coletada beneficia até quatro pessoas, após 24h da doação, o organismo inicia o processo de recompor as substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta de sangue seguinte pode ser feita após oito semanas para homens, e doze para mulheres. Além disso, uma bolsa de 450 ml pode salvar até oito crianças, devido à quantidade menor de sangue que uma criança recebe.

A ação é importante para conscientizar a população. Quantas pessoas têm anemia severa ou perdem a vida em um trágico acidente, justamente porque não ter um estoque de sangue abastecido? Estamos fazendo isso pensando nessas pessoas”, concluiu a diretora do centro municipal de saúde.

Para realizar a doação é preciso preciso estar com documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável) e ter mais de 50kg. Não é necessário estar de jejum. Em casos de pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings é necessário aguardar seis meses para doar. Já para quem teve covid-19 recentemente precisa esperar dez dias após a recuperação. Para mais informações acesse: http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/Doacao_doe.htm.