Bolsistas do Seguir em Frente atuam em obras na sede da prefeitura

• Bolsistas do Seguir em Frente atuam em obras na sede da prefeitura
Publicado em 08/10/2024 - 09:00  |  Atualizado em 08/10/2024 - 14:27
Usuários ganham chance de trabalho enquanto agregam na operação de serviços | Crédito: Vitória Barroso/SMS

Bolsistas do Programa Seguir em Frente participaram da reforma de um dos andares da Secretaria Municipal de Saúde no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova. As atividades fazem parte do estágio promovido pelo programa para residentes da RUA Sonho Meu (Residência e Unidade de Acolhimento), em Cascadura, na Zona Norte, em uma das etapas do ciclo de tratamento: a reinserção no mercado de trabalho. Com trabalhos realizados no CASS e em outras unidades da rede municipal, os participantes recebem um incentivo em forma de bolsa para reconstruir suas vidas e, de quebra, auxiliam nas operações da Prefeitura, gerando eficiência e economia na prestação de serviços.

Vitor dos Santos Licurgo, de 31 anos, conta que a iniciativa foi transformadora: “Está sendo bom para mim. É uma nova vida, um novo conhecimento e uma nova conduta. Nós somos pessoas, seres humanos, e o programa ajuda bastante o nosso futuro. Conseguimos atividades e recursos para seguir em frente”.

Criado em 21 de dezembro de 2023, o Programa Seguir em Frente é o plano de ação da Prefeitura do Rio para pessoas em situação de rua e tem o objetivo de promover a ressocialização, a reinserção no mercado de trabalho e o resgate da cidadania. O planejamento estabelece diversas medidas de acolhimento, assistência social e saúde para o cuidado e diagnóstico desse grupo populacional mais vulnerável, conforme indicação de cada caso individualmente. Desde o lançamento, 3.811 pessoas já deixaram a situação de rua e iniciaram o tratamento em saúde, das quais 2.456 recebem bolsa de apoio à ressocialização para o retorno ao mercado de trabalho e 714 seguiram em frente, deixando o programa já no mercado formal e com moradia fixa.

Uma dessas pessoas é Douglas de Souza Parente, de 32 anos, que está há quatro meses em seu processo de evolução: “Eu não me sentia reconhecido pela sociedade. Fui maltratado enquanto vivia na rua e sou bem recebido e cumprimentado. Consegui moradia e aos poucos estou voltando com a minha vida. Só não segue em frente quem não quer”.

Além da unidade de acolhimento em Cascadura, dois outros equipamentos compõem o Programa Seguir em Frente, para atender a população em situação de rua, servindo de integração e acolhimento com atividades de geração de renda para reinserção produtiva dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho.

Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas Dona Ivone Lara

Integrado à RUA Sonho Meu, funciona 24 horas e é especializado no atendimento de transtornos psíquicos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. A unidade dá assistência prioritariamente às pessoas acolhidas na RUA Sonho Meu, mas poderá também atender outros pacientes da região.

Ponto de Apoio na Rua

Pensando em atender à população em situação de rua, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o PAR Maracanã (Ponto de Apoio na Rua), na Avenida Bartolomeu de Gusmão. A unidade funciona 24 horas de portas abertas e conta com banheiros, lavanderia, armários com cadeado e barbeiro, distribuição de kits de higiene e vestuário, atendimento pelas equipes do Consultório na Rua, ações de prevenção em saúde e de saúde mental, auxílio para emissão de documentos, atendimento veterinário para os animais com microchipagem e vacinação.

As pessoas em situação de rua que desejarem podem se dirigir ao PAR e serão encaminhadas para abrigos, unidades de moradia transitória ou de acolhimento adulto da Prefeitura do Rio. As unidades integradas fazem parte do programa Seguir em Frente e têm como objetivo criar condições para a ressocialização, promovendo a reinserção no mercado de trabalho e resgatando a cidadania dessas pessoas.