Ação na Praça Mauá marca início da vacinação contra a gripe

• Ação na Praça Mauá marca início da vacinação contra a gripe
Publicado em 10/04/2023 - 13:04  |  Atualizado em 11/04/2023 - 16:19
Com centenas de alunos do Programa Academia Carioca, evento também comemorou o Dia Mundial da Atividade Física - Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

A cidade do Rio iniciou, nesta segunda-feira (10/04), a campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários. Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu uma grande ação, na Praça Mauá, no Centro do Rio, com a presença pra lá de animada de cerca de 3,5 mil alunos e profissionais do Programa Academia Carioca. O evento também comemorou o Dia Mundial da Atividade Física, que caiu no ponto facultativo da Semana Santa, na quinta-feira, dia 6.

Além da vacinação contra a gripe e contra a covid-19 (dose bivalente), foram realizadas diversas atividades, como aulas de capoeira, zumba e ginástica, com o objetivo de incentivar a população a adotar um estilo de vida mais ativo. A programação começou às 8h e foi até o meio-dia.

Dona Selma da Costa, de 65 anos, foi uma das alunas do Programa Academia Carioca que aproveitou para tomar logo a vacina da gripe. “É muito importante para nossa saúde, principalmente na nossa idade. Temos que tomar essa vacina para ficarmos protegidos. Viva o SUS!”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado, reforçou a importância da população procurar uma das 237 unidades de saúde ou o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, para se imunizar tanto contra a gripe quanto contra a covid.

“A vacina da gripe é segura e previne o agravamento da influenza, cobrindo as três cepas que tiveram maior quantidade de casos no hemisfério sul no ano passado. Como os grupos prioritários da gripe e os elegíveis para a dose da bivalente contra a covid têm muita interseção, a gente lembra para quem ainda não tomou a da covid para aproveitar e já se imunizar contra as duas doenças. É importante entender que o que fez a gente estar nesse cenário epidemiológico favorável foi a vacinação”, ressaltou.

Vacinação contra a gripe

Este ano a campanha de vacinação contra a gripe acontecerá em etapa única até 31 de maio para idosos, crianças de seis meses a 5 anos; trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas; trabalhadores da educação; entre outros públicos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é alcançar cobertura de 90% dos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de 2 milhões de cariocas. Leia mais aqui.

Fotos: Edu Kapps/SMS-Rio