Ação de combate à dengue elimina 332 criadouros de mosquitos

• Ação de combate à dengue elimina 332 criadouros de mosquitos
Publicado em 06/11/2023 - 18:00  |  Atualizado em 07/11/2023 - 18:02
Agentes coletaram 33 focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Cruz.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) realizou, no último dia 5, ação de prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste do Rio. Foram inspecionados 1.960 depósitos que poderiam se tornar criadouros do mosquito transmissor. No local, os agentes realizaram também um trabalho de conscientização com a população sobre o cuidado com recipientes que possam servir de criadouros de mosquitos. Do total de depósitos examinados, 575 foram tratados e 332 eliminados.

Estiveram envolvidos na ação 114 agentes de Vigilância em Saúde do Centro Municipal de Saúde (CMS) Cyro de Mello e da região de Santa Cruz, além de profissionais da SMS. A caminhada ocorreu no bairro de Manguariba e durante todo o percurso foram realizadas ações de prevenção e orientação; de combate ao mosquito transmissor das arboviroses; vacinação com todos os imunizantes dos calendários adulto e infantil; atividades do Programa Academia Carioca; e ações com alunos de escolas da região, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Também estiveram envolvidos no trabalho a Associação de Moradores da região, entidades religiosas e a Subprefeitura da Zona Oeste.

“Foi um resultado bastante positivo. Conseguimos a mobilização da população e isso é importante para as ações educativas. Os principais reservatórios e criadouros ainda são encontrados nos domicílios. É preciso que a população esteja atenta aos recipientes com água acumulada e consiga tirar pelo menos 10 minutos do sua semana para eliminar esses possíveis criadouros do mosquito. Nosso objetivo é orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.

A SMS realiza permanentemente o monitoramento de possíveis focos de dengue na cidade e a incidência da doença, mantendo um plano de contingência ativo durante todo o ano, com reforço nos meses de verão, dentro da programação do Plano Verão. Este ano, até o dia 28 de outubro, foram vistoriados mais de 9,4 milhões de imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 1,8 milhão de recipientes que poderiam servir de criadouro. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

A intensificação e qualificação dos processos de atenção e vigilância da dengue resultam em maior detecção de casos e maior registro de notificações. Em caso de sintomas, a pessoa deve buscar atendimento em sua clínica da família de referência para diagnóstico e cuidados necessários.