Academia Carioca: 17 anos promovendo saúde e qualidade de vida

  • Início
  • Academia Carioca: 17 anos promovendo saúde e qualidade de vida
Publicado em 24/06/2026 - 11:02  |  Atualizado em 24/06/2026 - 11:06
Programa reúne mais de 203 mil participantes e já beneficiou mais de 1,2 milhão de cariocas - Foto: Edu Kapps/SMS

O Programa Academia Carioca celebra 17 anos nesta quarta-feira (24) como uma das principais estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS) para a prevenção de doenças e para o estímulo a hábitos saudáveis. Criado pela Prefeitura do Rio em 2009, o programa já transformou a vida de mais de 1,2 milhão de usuários da rede de Atenção Primária. Muito além de incentivar a prática de exercícios físicos, a estratégia pioneira fortalece vínculos comunitários, traz diversos benefícios à saúde e promove autonomia, especialmente entre a população idosa.

O objetivo do programa é melhorar os indicadores de saúde dos cariocas pela ampliação do acesso à atividade física supervisionada. A estratégia está presente em 222 unidades de Atenção Primária (centros municipais e clínicas da família) e hoje conta com 203 mil participantes, 57% deles com mais de 60 anos.

“São 17 anos de um programa que transformou as clínicas da família e centros municipais de saúde em espaços de encontro, acolhimento e promoção da vida. Cada aula representa uma oportunidade de cuidar da saúde, mas também de criar laços, recuperar a autoestima e descobrir que nunca é tarde para começar. Ver tantas histórias de superação nos emociona e reforça a certeza de que investir em boas práticas em saúde é investir nas pessoas”, celebra a coordenadora do programa, Junia Cardoso.

O programa conta atualmente com 126 profissionais de Educação Física integrados às equipes de saúde, que desenvolvem atividades como caminhadas, alongamento, dança, capoeira, ginástica, ações educativas e práticas coletivas voltadas ao bem-estar físico, mental, social e cultural.

Os resultados comprovam a eficácia da estratégia. Entre os participantes, 90% passaram a apresentar controle da pressão arterial, 61% reduziram o peso corporal e 52% diminuíram o índice de massa corporal, o que demonstra o impacto da atividade física regular na prevenção e no controle de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Impacto que vai além dos números

Carlos Carvalho, de 48 anos, é hipertenso desde os 16 anos e realiza acompanhamento médico há muito tempo. O advogado conheceu o programa após uma consulta na Clínica da Família Luiz Moraes Júnior, em Botafogo, em que a profissional de saúde identificou taxas altas nos seus exames e indicou as aulas como um dos tratamentos para manter a saúde em dia.

“Quando eu comecei no programa há 3 anos atrás eu pesava 125 kg, tinha colesterol alto, meus exames não eram bons. Em seis meses perdi 20 kg e minhas taxas já estavam normalizadas. Perdi 40 kg em um ano e o programa me ajudou muito nisso. Hoje prefiro o Programa Academia Carioca à academia particular. Sou muito grato ao professor Felipe e aos meus colegas. Fiz um grande círculo de amizades lá. Hoje procuro manter o meu peso, minha alimentação saudável e incentivar outros amigos do programa”, diz Carlos.

Aluno Carlos Carvalho. Foto: Arquivo pessoal

Maria de Lourdes Marques, de 71 anos, é moradora da Rocinha e participa do programa há mais de 14 anos. A técnica de enfermagem aposentada pratica atividade física três vezes na semana na Academia Carioca da Clínica da Família Maria do Socorro, mas está todos os dias presente auxiliando e servindo de exemplo para outros colegas. Ela destaca que o programa entrou na sua vida em um momento difícil e trouxe muitos benefícios, qualidade de vida e possibilidade de novas amizades.

“Comecei no programa pra ter uma ocupação. Ao longo da vida é preciso ter uma atividade para se manter ativa, sem adoecer. E a Academia Carioca foi perfeita, ela nos dá esse suporte. A gente socializa, faz passeios, atividades na praia, nos parques. Vai muito além do exercício físico. O contato com pessoas de outros territórios também abriu meu leque de conhecimento sobre outras realidades. Gosto muito de estar em contato com as pessoas e me sentir útil. E hoje eu digo que esse programa é a minha vida”, conta dona Lourdes.

Aluna Maria de Lourdes e Junia Cardoso, coordenadora do Programa Academia Carioca. Foto: Arquivo pessoal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é o órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável por reformular e executar a política municipal de saúde e, como gestora plena do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, garantir o atendimento universal da população, conforme os preceitos do SUS. É a SMS que, diante do conhecimento das características e demandas próprias da população carioca, organiza as prioridades da saúde pública da cidade, dentro do que é previsto nas políticas públicas e serviços ofertados pelo SUS.

 

  • ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455 – 7º andar
    Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20.211-110

    HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    Dias úteis
    9h às 17h (Ouvidoria)

    ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
    (e-mail exclusivo para a imprensa)
    ascomsms@gmail.com

  • DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

    PORTAL:
    www.1746.rio

    LINKS ÚTEIS

    prefeitura.rio

    coronavirus.rio

Pular para o conteúdo