Paciente recebe alta para passar o feriado de Páscoa com a família

• Paciente recebe alta para passar o feriado de Páscoa com a família
Publicado em 09/04/2023 - 13:20  |  Atualizado em 11/04/2023 - 13:27
Graças ao PADI, a idosa dá continuidade ao tratamento em casa

O sonho de passar a Páscoa em casa virou realidade para Kátia Bueno dos Reis, de 70 anos, que estava internada no Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA). Diagnosticada com erisipela bolhosa na perna esquerda, ela vinha recebendo todos os cuidados necessários para o quadro na unidade desde o dia 15 de março. Graças ao Programa de Atendimento Domiciliar do Idoso (PADI), serviço especializado para atendimento domiciliar multiprofissional de idosos e outros pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, a paciente pôde dar continuidade ao tratamento em casa e, como tanto desejava, passou a data religiosa com os familiares.

Com a aproximação do fim do ciclo de antibióticos que estavam sendo usados no tratamento da senhora Kátia, ela não hesitou em pedir à equipe que a assistia no HMSA para ter alta e prosseguir com o tratamento em casa, durante o feriado. Ao receber a liberação médica, houve um contato imediato do técnico de captação do PADI do HMSA com a equipe do PADI do Hospital Municipal Salgado Filho, que foi responsável pela desospitalização da paciente, que reside em Engenho da Rainha, território de abrangência da unidade. Na última quinta-feira (7), a idosa finalmente pôde retornar a sua residência.

Segundo Monique Teodoro, supervisora da equipe do PADI do HMSF, a emoção tomou conta de toda equipe ao ver a idosa cercada pelos familiares neste domingo (9): “Depois de acertarmos os trâmites para a desospitalização e levar a dona Kátia para terminar o tratamento em casa, após a alta, veio a parte mais emocionante: ouvir os agradecimentos da paciente, com os olhinhos marejados, por termos proporcionado a ela a oportunidade de passar uma data tão importante com os netos”, disse.

Após o término do ciclo com antibioticoterapia em casa, que deve acontecer na próxima terça-feira (11), a paciente dará continuidade ao tratamento no Centro Municipal de Saúde Ariadne Lopes de Menezes, no Engenho da Rainha.