Prefeitura forma jovens como promotores da saúde

Publicado em 05/04/2023 - 18:00  |  Atualizado em 05/04/2023 - 19:59
RAP da SaúdeCariocas entre 14 e 24 anos receberam capacitação em diversos temas para multiplicarem em suas comunidades

Jovem cariocas embaixadores e multiplicadores da saúde para sua comunidade. Essa é a grande causa do projeto Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, que, nesta quarta-feira (5), formou mais uma turma. A formatura dos 127 adolescentes e adultos entre 14 e 24 anos aconteceu no Circo Voador, na Lapa, e contou com a presença de seus familiares e profissionais apoiadores.

Atuando como promotores de saúde, os jovens do RAP da Saúde desenvolvem trabalhos que levam informações sobre promoção e prevenção da saúde aos moradores das suas comunidades, aprofundando o debate sobre temas como direitos sexuais e reprodutivos, cultura da paz, combate à violência de gênero, prevenção às ISTs, álcool e drogas, saúde mental, entre outros.

“O RAP da Saúde mudou minha vida. Foi uma grande oportunidade que me fez entender que eu poderia ser potência no meu território. Muitos jovens aqui, que, assim como eu, vivem em situações de vulnerabilidade social, são impactados pelo projeto. Para alguns pode ser só um curso, mas o RAP da Saúde é muito importante, porque chega para o jovem no momento crucial”, pontuou a formanda Nathália Amorim, de 20 anos.

Formanda do RAP da Saúde
Para Nathália, 20, o RAP da Saúde mudou sua vida

Durante o período do curso, que dura um ano, os alunos realizaram 1.700 ações espalhadas por todas as áreas programáticas da cidade do Rio, atingindo cerca de 55 mil pessoas, promovendo saúde, educação e acesso à informação.

“As novas gerações vêm mostrar que, mais do que seguir boas práticas de saúde, cada um de nós pode também compartilhá-las. O RAP da Saúde é um exemplo de como o protagonismo juvenil pode somar às ações da Atenção Primária e colaborar para termos comunidades com uma qualidade de vida melhor. Eles conhecem a linguagem e cultura da sua localidade e isso faz toda a diferença. O projeto é um espaço de educação em saúde, socialização e de exercício da cidadania”, destaca o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

Os alunos do curso recebem uma bolsa de estudos de até R$ 650. As aulas de capacitação são administradas por profissionais apoiadores que estão no mercado de suas áreas. Instruídos e com o certificado do RAP em mãos, jovens e adultos podem criar novos projetos em suas comunidades, promovendo e multiplicando saúde nessas regiões.

“É a juventude sendo qualificada para falar sobre assuntos que impactam a nossa sociedade, como as ISTs, doenças psicossociais e vários outros temas relevantes. Esse é um projeto que transformou a vida desses jovens cariocas”, disse o secretário de juventude, Salvino Oliveira.

O RAP da Saúde também participou da 14ª Conferência Municipal de Saúde, que ocorreu em março deste ano. No evento, os jovens distribuíram livros sobre os principais temas da atualidade, como o combate às fake news e a pandemia de covid-19. Os exemplares, além de tirar dúvidas dos temas, auxiliam na realização de atividades educativas para facilitadores, oferecendo conhecimento e integração.