Rio inicia vacinação de gestantes com a bivalente

Publicado em 13/03/2023 - 12:23  |  Atualizado em 15/03/2023 - 16:27
Ponto de vacinação do Planetário da Gávea é reaberto nesta segunda-feira | Créditos: Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio iniciou nesta segunda-feira (13) a vacinação de reforço de gestantes e puérperas contra covid-19 com a Pfizer bivalente. Também houve a reabertura do ponto de vacinação do Planetário da Gávea, que foi referência importante durante toda a campanha de imunização contra a covid-19. O PV funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

“É fundamental que  grávidas, puérperas e as pessoas que estão aptas a tomar a vacina bivalente compareçam às unidades de Atenção Primária ou aos postos de vacinação extras espelhados pela cidade, como é o caso do Planetário. A doença não acabou, portanto, todos devem se imunizar”, disse o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

A vacinação com a bivalente segue disponível para idosos a partir de 60 anos e para pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais. É preciso que tenham tomado pelo menos as duas doses do esquema inicial e que a dose anterior tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade, número do CPF e, se tiver, caderneta de vacinação.

Gestantes e puérperas devem levar cartão de pré-natal OU declaração do nascido vivo OU certidão de nascimento do recém-nascido para comprovação da condição. Os imunocomprometidos devem portar ainda o comprovante da sua condição, que pode ser o cadastro da sua unidade de referência ou documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde.