Hospital Municipal Miguel Couto realiza doação de sangue

• Hospital Municipal Miguel Couto realiza doação de sangue
Publicado em 10/02/2023 - 19:42  |  Atualizado
Ação teve o objetivo de aumentar os estoques do Hemorio para o carnaval | Créditos: Edu Kapps / SMS-Rio

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), em parceria com o Hemorio, realizou uma campanha de doação de sangue no Hospital Municipal Miguel Couto (HMMC), no Leblon. O objetivo da ação foi reforçar o banco de sangue do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para as emergências, e também abastecer os estoques para o carnaval. A campanha, que teve início às 9h e terminou às 16h, recebeu 94 voluntários.

A equipe do hospital, muito parceira e solícita, sempre mobiliza uns aos outros para abastecer o banco de sangue durante as campanhas na unidade. Para Rosa de Souza, de 26 anos, é a primeira vez doando. A estagiária de enfermagem relata que foi incentivada pela sua preceptora: “Ela que me incentivou a doar. É muito importante!”. A preceptora incentivadora e também enfermeira do centro cirúrgico, Rosineri Machado, de 38 anos, fala sobre o sentimento de empatia na hora de doar: “É se colocar no lugar do outro, saber que tem pessoas que precisam dessa doação.”

Para uns foi a primeira vez, para outros o ato de doar já é de longa data. Gilson Lavigne é doador de sangue há 30 anos e já foi convocado pelo Hemorio diversas vezes para fazer doações, contribuindo para a vida de muitas pessoas. Com sorriso no rosto e muito orgulhoso, o vendedor resume o motivo da sua boa ação de tantos anos em duas palavras: “Salvar vidas”.

O diretor do HMMC, Cristiano Chame, explica que durante a pandemia as campanhas de doação tiveram de ser paralisadas, mas agora, felizmente, estão voltando a ser realizadas e reforça a importância dessas ações: “Nós fazemos questão de fazer as campanhas. A gente sabe que o Hemorio está com os estoques baixos, a gente sabe a importância de uma doação. Eu, como diretor, faço questão de participar fazendo a minha parte, que é doar.”

Um único doador de sangue pode salvar até quatro pessoas, e uma bolsa de 450 ml pode salvar até oito crianças, devido à quantidade menor de sangue que uma criança recebe. É importante lembrar que é seguro doar, não há riscos de contrair doenças e o organismo repõe rapidamente o sangue doado. “Acho que todos devem fazer isso. Doar sangue é um ato muito importante que ajuda a salvar vidas”, conclui o diretor.

Para doar é preciso estar com documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, não precisa estar em jejum, além de ter boas condições de saúde. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Hemorio.