De olho na alta tecnologia médica

Publicado em 31/01/2023 - 15:17  |  Atualizado em 31/01/2023 - 15:29
O Centro Carioca do Olho terá aparelhos únicos no SUS, como o Solix - Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

A Prefeitura do Rio está de olho na medicina de alta tecnologia. Prestes a ser inaugurado, o Centro Carioca do Olho, em Benfica, terá alguns dos equipamentos mais modernos da oftalmologia, alguns deles difíceis de se encontrar até em hospitais particulares. Dois aparelhos em especial são únicos no SUS em todo o Brasil: o Solix e o Galilei, que são tomógrafos para avaliar com altíssima precisão a retina e a córnea.

O Solix é um tomógrafo de coerência óptica, com tecnologia de alta velocidade que permite a identificação de todas as camadas da retina e faz avaliação de inúmeras patologias. Com ele é possível fazer uma análise estrutural da vasculatura da retina e da camada de fibras nervosas, permitindo avaliar doenças degenerativas e inflamatórias da retina, como glaucoma e retinopatia diabética.

Já o Galilei é um tomógrafo de córnea de alta precisão, capaz de fazer avaliação da espessura e da curvatura da córnea, fazendo uma varredura para identificação de doenças específicas do órgão e para uma avaliação confiável nos casos cirúrgicos.

O Galilei é outra novidade do Centro – Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

O Centro Carioca do Olho é uma das três unidades do Super Centro Carioca de Saúde. A primeira unidade, o Centro Carioca de Especialidades, começou a funcionar em outubro passado. O hospital oftalmológico e o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagens, que completam o complexo de saúde de Benfica, começarão a operar em breve. Pelo cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, as três unidades serão ampliadas em etapas e estarão com funcionamento pleno até dezembro deste ano.