Rio promove dia D de ações contra dengue neste sábado

• Rio promove dia D de ações contra dengue neste sábado
Publicado em 02/03/2024 - 15:40  |  Atualizado em 04/03/2024 - 09:37
Cidade teve mutirões em todas as regiões, além de atividades em mais de 60 bairros - Foto: Edu Kapps / SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio Janeiro (SMS) realizou o dia D de ações contra a dengue neste sábado (2) com atividades especiais de mobilização programadas para todas as regiões da cidade. Das 8h às 13h, a campanha “Brasil Unido contra a Dengue” fez inspeções de vigilância ambiental para prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti nos territórios, distribuição de material informativo e orientações aos usuários nas unidades de saúde, nas estações BRT e em logradouros públicos. A campanha também realizou busca ativa por crianças de 10 e 11 anos para vacinação contra a doença, entre outras ações. O objetivo foi mobilizar a população no combate à epidemia de dengue, que depende da parceria entre todos os setores da sociedade.

Foram dez mutirões de conscientização (uma em cada Área Programática), além de cerca de 130 atividades de prevenção em mais de 60 bairros. Entre os destaques da programação estão o RAP da Saúde (Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde), que apresentou esquetes teatrais nos locais das ações, e o Programa Academia Carioca, que promoveu caminhadas para chamar a atenção da população sobre os cuidados contra a dengue.

Os agentes de vigilância também realizaram atividades de rotina, como bate-papo com os usuários nas salas de espera das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e visitas domiciliares para eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. A campanha incluiu ainda a vacinação infantil contra a dengue, com busca ativa por não vacinados. Até agora, apenas 26% do público elegível (crianças de 10 e 11 anos) recebeu o imunizante.

A primeira criança que recebeu a dose da vacina da dengue na ação da SMS no Largo do Machado foi Juliana Gonçalves, de 11 anos. A estudante do 7° ano sempre tira um tempo em casa para ajudar na vistoria dos principais focos do mosquito. “Eu passo repelente e hoje foi a minha primeira vez me vacinando contra a dengue. Acho muito importante o cuidado e a prevenção contra a doença e a morte”, diz Juliana.

Quem ficou feliz com a imunização de Juliana foi a responsável dela, Paula Gonçalves. Ao saber do evento na praça, a mãe não poupou tempo e já levou a filha para se vacinar. “Fiquei muito mal esses dias por causa da dengue, então aproveitei pra levar minha filha nessa campanha”, falou Paula.

O pai Leonardo Santos também levou o filho Davi Santos, de 11 anos, para se vacinar contra a dengue. Leonardo acredita que a ação no Largo do Machado facilita muito os responsáveis que trabalham durante a semana e, infelizmente, não conseguem levar os pequenos. “Sabemos que estamos na epidemia de dengue, então temos que levar nossas crianças para se vacinarem”, compartilhou Leonardo.

Para Gislani Mateus, superintendente de Vigilância em Saúde, é fundamental o apoio de toda a população no combate ao mosquito transmissor da dengue. Ela destaca o trabalho de vistoria que cada um deve fazer em casa e o trabalho conjunto de todas as instituições durante a epidemia.

“O ‘Dia D’ Nacional de Mobilização Contra à Dengue é extremamente importante. A gente sabe que é uma doença que preocupa e estamos vivenciando um aumento de casos em todo o país. É fundamental evitar o nascimento do mosquito vetor. O ‘Dia D’ é importantíssimo exatamente por isso, estamos aqui para vacinar as crianças e também combater os focos do Aedes aegypti”, explicou Gislani.

A vacina contra a dengue está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária da cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também fica aberto de domingo a domingo, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.