Sambódromo terá seis postos médicos para os desfiles

• Sambódromo terá seis postos médicos para os desfiles
Publicado em 08/02/2024 - 12:33  |  Atualizado em 12/02/2024 - 08:46
Secretaria de Saúde montou esquema de atendimento com 32 leitos e 220 profissionais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá um esquema especial de assistência médica de emergência durante os desfiles das escolas de samba no sambódromo, entre os dias 9 e 13 de fevereiro e no sábado das campeãs (17). Seis postos médicos estarão distribuídos ao longo da Avenida Marquês de Sapucaí, em pontos estratégicos, para atender a quem precisar. Além disso, profissionais do Instituto de Vigilância Sanitária do município (IVISA-Rio) farão ações para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias.

Os postos médicos estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão) e funcionarão das 19h até as 6h do dia seguinte, ao fim dos desfiles. A estrutura de atendimento contará com um total de 32 leitos, sendo sete de suporte avançado, e 10 poltronas de hidratação. Serão ao todo 220 profissionais envolvidos na operação. No dia da apresentação das escolas mirins (13), serão cinco postos funcionando a partir das 16h.

Para os pacientes com quadros mais graves, haverá ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) para fazer a transferência, coordenada pela Central Municipal de Regulação, para hospitais ou UPAs da rede. Serão 16 ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) e equipes próprias a postos em cada dia de desfile das escolas da Série Ouro e do Grupo Especial e no sábado das campeãs. Já para o desfile das crianças, serão 10 viaturas disponíveis.

“O carnaval é um evento de grande importância para a cultura e a economia da cidade, por isso todo ano a Secretaria de Saúde prepara o esquema de atendimento aos foliões nos blocos de rua e no sambódromo. Nossos postos médicos são preparados e equipados para dar o pronto-atendimento às emergências que surjam. Os casos mais graves, que precisem de assistência hospitalar e cuidados mais complexos, recebem o primeiro atendimento nos postos e a seguir são transferidos com segurança, com a coordenação de nossa Central de Regulação”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, acrescentando: “A SMS também estará atuando com equipes de vigilância em saúde e vigilância sanitária para monitorar, fiscalizar e garantir pronta resposta a qualquer emergência de saúde pública que possa surgir.”

A Secretaria Municipal de Saúde conta com expertise de anos operando postos médicos em eventos com grande concentração de público, como carnaval e réveillon. Os postos médicos da SMS também já funcionaram durante os ensaios técnicos das escolas de samba, nos fins de semana que antecederam os desfiles.

Vigilância em saúde antes, durante e após o carnaval

A Superintendência de Vigilância em Saúde atuará no sambódromo com ações de monitoramento, detecção, investigação, prevenção e controle de possíveis eventos de saúde pública que possam ocorrer, visando a proteção da saúde das pessoas que estejam no local, bem como de toda a população carioca. Na preparação para os desfiles, já foram realizadas ações de vigilância ambiental e controle vetorial do local, com a aplicação de inseticida a ultra baixo volume (fumacê); vistoria dos locais e eliminação de potenciais criadouros de mosquitos transmissores de doenças. As equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS Rio) também atuarão durante e após o evento, monitorando os atendimentos nos postos médicos a fim de detectar doenças e agravos de notificação, além de surtos e outros eventos de relevância para saúde pública, com ações de resposta rápida e de prevenção e controle, além do acompanhamento do cenário epidemiológico da cidade por 45 dias após o carnaval.

Fiscalizações do IVISA-Rio

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) atuará na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias nas instalações e na oferta de alimentos e serviços no Sambódromo e entorno. O Instituto realizou, previamente, capacitações para 44 fornecedores de alimentos, bebidas e serviços de saúde e embelezamento que vão trabalhar no Carnaval carioca, além de 39 responsáveis pelas barracas do Terreirão e 53 ambulantes do entorno do Sambódromo, com ênfase na higiene, temperatura de conservação correta e rotulagem de alimentos. Também foram entregues os DARMs para pagamento das Licenças Sanitárias de Atividade Transitória (LSAT), que devem ser mantidas nas barracas e apresentadas aos auditores fiscais nas inspeções durante o evento. Ao todo, 80 representantes do Instituto participarão das ações.