Saúde presente no último mutirão de limpeza do arpoador

• Saúde presente no último mutirão de limpeza do arpoador
Publicado em 15/12/2023 - 17:31  |  Atualizado
Secretaria Municipal de Saúde participa da ação neste sábado (16), a partir das 7h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa, neste sábado (16/12), do último mutirão de limpeza do Arpoador, a partir das 7h. A ação, que é fruto de uma parceria entre o coletivo Bota pra Girar, a ACT Promoção da Saúde, a Equipe 15 e órgãos da Prefeitura do Rio, tem o objetivo de conscientizar a população carioca sobre os problemas do descarte irregular de filtros de cigarros, também conhecidos como guimbas ou bitucas. A SMS estará presente com colaboradores do Programa de Tabagismo e da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde), que irão orientar sobre os impactos do tabaco e apresentar o Programa de Tabagismo do município para os interessados em abandonar o fumo.

A ação será dividida em duas etapas: a primeira parte contará com uma travessia no mar, envolvendo 100 nadadores de águas abertas. Os nadadores sairão às 7h do local de encontro da Equipe 15, na Praia de Copacabana, e o ponto de referência para o encontro do grupo é o Hotel Emiliano, na altura do Posto 5 da orla. O segundo momento do evento será iniciado às 8h, no Largo Millôr Fernandes (Av. Francisco Bhering, 181, Arpoador), enquanto o público aguarda a chegada dos nadadores. No local, serão oferecidas sessões de meditação e alongamento para a população.

O recolhimento dos filtros de cigarro e, também, de outros lixos descartados de forma incorreta será iniciado às 8h30, quando o movimento Bota Pra Girar, juntamente da iniciativa ‘’Pedra do Arpoador Conservação’’, vão reunir voluntários para realizar a limpeza da Pedra do Arpoador. A SMS estará representada pelos colaboradores do Programa de Tabagismo, que irão apresentar o programa para os interessados em abandonar o fumo, e a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da saúde) que, além de participar da higienização da praia, também farão um trabalho de orientação sobre os impactos do tabaco, com dinâmicas interativas sobre o tema.

‘- O cultivo, a produção, o uso e o descarte do tabaco prejudicam a saúde dos agricultores, consumidores e do meio ambiente. A ideia dessa ação é chamar atenção da população para os riscos individuais e coletivos causados pelo consumo de todos os derivados do tabaco, como os cigarros, cachimbos, charutos, narguilé e todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar, que trazem prejuízos à saúde de fumantes ativos e passivos. Além de seus resíduos poluírem praias, rios, praças e ruas – afirmou Ana Helena Rissin, da equipe técnica do Programa de Controle do Tabagismo.

De janeiro de 2022 até dezembro deste ano foram realizadas cerca de 11 mil avaliações clínicas para tratamento de tabagismo nas clínicas da família e centros municipais de saúde do Rio. O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde oferta atendimentos multidisciplinares individuais e coletivos, com abordagem cognitivo-comportamental e outras estratégias, de acordo com o método indicado para cada paciente. Para mais informações sobre o programa, basta acessar o site da SMS, na aba “Tabagismo”, disponível no link: https://saude.prefeitura.rio/tabagismo/.