Novembro Roxo: Rio investe em prevenção e sensibilização

• Novembro Roxo: Rio investe em prevenção e sensibilização
Publicado em 30/11/2023 - 16:21  |  Atualizado
Secretaria Municipal de Saúde contará com nova ferramenta de cuidado aos bebês prematuros | Crédito: Julia Billo

A Superintendência de Maternidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu representantes e profissionais atuantes nas 11 maternidades que fazem parte da rede municipal de saúde do Rio, para discutir sobre os impactos da assistência no processo de desenvolvimento de bebês prematuros, na última quarta-feira (29/11). O encontro, que reuniu médicos neonatologistas e obstetras, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, também foi marcado pela entrega de faixas de tecido apropriadas para a realização do método canguru de modo precoce, isto é, desde os primeiros cuidados dos recém-nascidos na UTI neonatal.

‘’A gente já trabalha há algumas décadas com o contato pele a pele para favorecer a adaptação do bebê à vida fora do útero. A faixa, por sua vez, tem o objetivo de incentivar essa técnica, além de ampliar o ganho de peso, regular a temperatura do corpo dos bebês e garantir, assim, uma alta hospitalar segura’’, explica o superintendente de Maternidades da SMS, Márcio Ferreira. Segundo ele, a iniciativa é fundamental na evolução do quadro de saúde dos prematuros que se encontram internados nas maternidades municipais, uma vez que o contato pele a pele entre mãe e filho traz benefícios já comprovados cientificamente, como, por exemplo, a redução no tempo de internação, o melhor desenvolvimento neurológico e a diminuição do estresse e depressão dos pais do recém-nascido.

Além da apresentação da nova ferramenta de cuidado que estará disponível nas maternidades, os profissionais presentes no treinamento abordaram questões sobre a sensibilização e prevenção da prematuridade e emprego da atenção qualificada e individualizada aos bebês prematuros, com o objetivo de expor indicações científicas e reforçar a importância do trabalho já realizado nas maternidades do município. As estratégias incluem o aumento de protocolos alinhados aos recursos humanos, a qualificação do pré-natal e, também, a aquisição de novas tecnologias que auxiliam na garantia do cuidado e desenvolvimento dos bebês prematuros nascidos no Rio.

‘“A taxa de prematuridade no município do Rio saiu de 15% em 2022 para 10% em 2023, até o momento. Essa evolução se deve ao investimento e a preocupação em entregar para as mães e pais bebês bem assistidos, com a musculatura, órgãos e cérebros bem formados, para que seja possível o progresso de todos os marcos típicos do crescimento de uma criança. A nossa intenção é que eles possam falar, caminhar, ler, escrever e, consequentemente, se tornar os cidadãos que todos esperam, fruto de uma gravidez saudável e uma assistência de excelência’’, diz o superintendente de Maternidades da SMS, Márcio Ferreira.

Ao todo, na rede da SMS estão disponíveis 684 leitos obstétricos, 124 de UTI neonatal, 152 de UCINCo (unidade de cuidado intermediário convencional) e 39 leitos de UCINCa (unidade de cuidados intermediários canguru) nas 11 maternidades municipais.