• Novembro Azul: Evento em Madureira conscientiza sobre cuidados com a saúde do homem
Publicado em 18/11/2023 - 15:32  |  Atualizado em 22/11/2023 - 15:44
O aposentado Francisco Silva, de 68 anos, participa de sessão de auriculoterapia em ação da SMS no Parque Madureira. - Foto: Edu Kapps/SMS

Novembro é o mês dedicado à conscientização da saúde do homem. Com o objetivo de atrair discussões sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio promoveu, neste sábado, 18 de novembro, o Evento de Atenção Integral à Saúde do Homem no Parque Madureira. Quinze tendas montadas na cúpula do parque ofereceram atividades voltadas para o público masculino e suas famílias, como orientações de planejamento reprodutivo, exames de saúde, aconselhamento, entre outras. Para estimular a presença dos usuários, a ação contou com a presença da escola de samba tradicional da região, a Império Serrano.

A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Ministério da Saúde e instituições privadas, teve o propósito de facilitar o diálogo entre profissionais de saúde, gestores e a comunidade. Ampliar a consciência e o hábito entre os homens de frequentarem as unidades de saúde também para realizar cuidados preventivos e participar de atividades recreativas e terapêuticas disponíveis na rede municipal, não somente ao adoecerem. A ação também promoveu o acesso à saúde e ao acolhimento da população masculina, oferecendo informações sobre saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, prevenção de violências e acidentes, entre outros temas.

“Novembro é um mês para intensificar as ações de conscientização sobre a saúde do homem, mas se cuidar é uma tarefa para o ano inteiro: não fumar, praticar atividade física, comer bem. Também estimulamos muito o contato do homem com a equipe de saúde da família, porque isso favorece o diagnóstico precoce de várias doenças. Sempre tem uma clínica da família perto de casa, com uma equipe de saúde dedicada”, pontua o subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SMS, Renato Cony.

As tendas ficaram abertas das 9h às 13h e também realizaram serviços como vacinação contra a covid, influenza, hepatite e difteria/tétano (dT) para a população adulta, além de oficinas, conversas de conscientização e sessões de massoterapia e auriculoterapia. A ação contou ainda com uma apresentação da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde — RAP da Saúde.

O aposentado Francisco Carlos Silva, de 68 anos, e sua esposa, a diarista Lucinete Oliveira, de 60, participaram de sessões de auriculoterapia no evento.

“Fomos muito bem atendidos. Gostei muito. Meu problema é dor no joelho, e também um pouco de tontura por causa desse calor. Fui atendido aqui e fiquei muito satisfeito”, disse ele.

O diagnóstico a partir da realização de exames, seja clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, é importante para a redução da mortalidade e o avanço de qualquer enfermidade. Na cidade do Rio, a porta de entrada para o tratamento são as unidades de Atenção Primária (clínica da família e centros municipais de saúde). Para consultar o endereço da unidade mais próxima de sua residência e o horário de funcionamento dela, basta acessar a página “Onde ser atendido”, no site da Secretaria Municipal de Saúde: https://saude.prefeitura.rio/ondeseratendido.