Práticas Integrativas e Complementares

_____________________________________________________________________________________________________________________

A estruturação e o fortalecimento da atenção em Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na rede de atenção da cidade do Rio de Janeiro é um dos principais objetivos da Área Técnica de Práticas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde. A intenção é estimular o uso de mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Homeopatia

• Assistência médica realizada por médicos homeopatas, distribuídos em unidades de saúde (nível ambulatorial) cobrindo as 10 Áreas de Planejamento (APs) da rede municipal;

• Ações de educação permanente envolvendo capacitação dos homeopatas e dos oficiais e acadêmicos bolsistas da farmácia homeopática;

• Assistência farmacêutica: farmácia de homeopatia na Prefeitura do Rio, implantada na Policlínica Hélio Pellegrino (Praça da Bandeira) com o objetivo de prestar assistência farmacêutica em homeopatia na rede municipal e garantir a qualidade do medicamento oferecido aos usuários.

• Ações de Divulgação da Homeopatia: dirigido a profissionais de saúde da rede e eventos externos

Conheça as ações em Homeopatia

Plantas Medicinais / Fitoterapia

Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos publicado no ano de 2008 tem como principal objetivo ampliar as opções terapêuticas ofertadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do acesso à plantas medicinais e fitoterápicos, com segurança, eficácia e qualidade, com ênfase na atenção básica, com vistas à melhoria da atenção à saúde da população e à inclusão social.

Em 2010 foi publicada a Portaria nº 886 instituindo a Farmácia Viva no SUS respaldando as várias iniciativas de projetos Farmácia Viva desenvolvidos pelo Brasil e idealizadas pelo  Prof. Francisco José de Abreu Matos.

O Programa de Plantas Medicinais e Fitoterapia do município do Rio de Janeiro seguem as diretrizes do Programa Nacional de Plantas Medicinais a partir do desenvolvimento das seguintes ações:

1- Cultivo de espécies medicinais no horto da Fazenda Modelo com o objetivo de fornecer matéria-prima vegetal para a produção de fitoterápicos, implantação de hortas e para a realização de oficinas de cultivo, promoção de saúde e geração de renda em unidades de saúde

2- Produção de cremes fitoterápicos pela Farmácia de Manipulação de Fitoterápicos do município do Rio de Janeiro;

3- Prescrição de fitoterápicos industrializados e dos cremes fitoterápicos nas unidades de saúde por profissional de saúde habilitado;

4- Assistência farmacêutica nas unidades de saúde a partir da dispensação aos usuários dos fitoterápicos industrializados e dos cremes fitoterápicos nas unidades de saúde;

5- Educação permanente dos profissionais de saúde através da apresentação dos fitoterápicos disponíveis para a prescrição;

6- Ações de promoção de saúde e geração de renda a partir das plantas medicinais, oferta do Curso Básico de Cultivo e Oficinas com Plantas Medicinais voltadas para profissionais das unidades de saúde e para a comunidade;

• Manual de Cultivo de Plantas Medicinais

• Manual Terapêutico de Fitoterápicos

• Programa  Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

• Portaria nº 886 que institui a Farmácia Viva no SUS

• Folder dos cremes fitoterápicos

• Folder dos fitoterápicos industrializados

Medicina Tradicional Chinesa / Acupuntura / Práticas Corporais

• Assistência com acupuntura: realizada por profissionais acupunturistas, distribuídos em unidades de saúde (nível ambulatorial primário e secundário);

• Auriculoterapia: oferecida em várias unidades, inclusive como recurso complementar aos usuários em tratamento de tabagismo, sobrepeso e obesidade;

• Reflexologia Podal: como prevenção e promoção ao pé diabético;

• Atividade física: os exercícios orientais auxiliam a necessária movimentação da energia pelo corpo, são suaves e relaxantes, estratégias para prevenção e promoção de saúde.

Os novos usos da Acupuntura

Unidades da SMS com atendimento de Acupuntura

AP 1.0

CMS Ernani Agrícola (Santa Teresa)