Hospital Loreto recebe ação de educação ambiental para crianças

• Hospital Loreto recebe ação de educação ambiental para crianças
Publicado em 21/09/2023 - 18:28  |  Atualizado em 25/09/2023 - 08:34
A atividade aconteceu nos jardins da unidade envolvendo as crianças que aguardavam atendimento - Crédito das fotos: Edu Kapps/SMS

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (HMNSL) recebeu, nesta quinta-feira (21/09), uma ação social de educação ambiental voltada aos pacientes do ambulatório do Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatais (CEFIL), para estimular e conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente, com o solo e  incentivar o plantio de árvores e mudas. Além disso, as crianças também participaram de um jogo de tabuleiro gigante sobre a proteção das águas dos rios. A ação foi promovida pelo Instituto da Criança, com apoio da Caixa Capitalização e operação do Instituto Moleque Mateiro.

Enquanto um grupo de voluntários auxiliava e ensinava as crianças sobre o plantio nos jardins e canteiros da unidade, outro grupo liderava o jogo de tabuleiro sobre os caminhos da água desde a sua nascente até a chegada ao mar, conscientizando as crianças para esse cuidado. Ao final da ação foi oferecido lanche para as crianças que participaram e também realizada uma doação de leite para a organização Saúde Criança Ilha, que apoia as famílias carentes de pacientes do CEFIL.

“Ações de voluntariado, como essa que aconteceu hoje no Loreto, envolvendo o meio ambiente, a saúde e as crianças, trazem para nossos pacientes pediátricos um universo lúdico importante e proporcionam um ambiente de convívio inesperado e surpreendente entre o hospital, os funcionários e a assistência, ajudando muito no processo de cura e reabilitação”, disse a diretora do hospital, Ana Cláudia Cruz, ressaltando que é muito importante o envolvimento das crianças nessas ações, contribuindo no tratamento que elas realizam na unidade.

O pequeno Jonas participou do plantio

Participativas, entusiasmadas e cheias de energia, as crianças colocaram, literalmente, a mão na terra. Até aqueles mais envergonhados ficaram à vontade e interagiram com as equipes presentes. Foi o caso do pequeno Jonas Nogueira, de 4 anos, que após passar pelo seu primeiro atendimento no CEFIL-HMNS Loreto, teve a oportunidade de aprender sobre o plantio e fazer colegas no jardim. Já para Ana Júlia Cardoso, de 7 anos, a atividade não era uma novidade. A menina, que já participou de uma ação semelhante, contou que a experiência dessa quinta-feira foi a melhor que poderia ter.

Para a coordenadora de projetos do Instituto da Criança, Mariana Pinheiro, a iniciativa fortalece a conscientização ambiental através do compartilhamento de informações úteis, já que que os ensinamentos repassados para as crianças serão, posteriormente, aplicados de forma prática em suas rotinas, envolvendo também os seus familiares e responsáveis: ‘’Está sendo importante iniciar essa conscientização dentro do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto e compartilhar conhecimentos fundamentais com as crianças, fazendo com que esses pequenos levem boas práticas para as suas casas’’.

Ação também contou com jogos lúdicos com as crianças do hospital