Secretaria de Saúde realiza Simpósio sobre paternidade

• Secretaria de Saúde realiza Simpósio sobre paternidade
Publicado em 23/08/2023 - 18:52  |  Atualizado em 24/08/2023 - 11:57
Evento teve objetivo de preparar profissionais para gerar conscientização sobre o papel do pai | Crédito: Edu Kapps / SMS-Rio

O 7º Simpósio de Paternidades e Cuidado, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), aconteceu nesta quarta-feira (23) no auditório do Centro Administrativo São Sebastião. Entre sessão de abertura, conferências, resgate histórico, mesa-redonda e ações, o evento debateu o exercício da paternidade nas unidades de saúde da Atenção Primária e das maternidades.

Direcionado aos profissionais de saúde e com a presença de representantes da SMS, além de organizações políticas e convidados especiais, o objetivo do evento foi gerar a conscientização de um atendimento humano na rede pautado na sensibilização, em especial da paternidade. Acompanhar o pré-natal da mãe, assistir ao parto do filho, o incentivo à amamentação, participar da educação do filho são essenciais para o processo da vida da criança, e que tornam a paternidade importante.

“A municipalização das maternidades foi importante para garantir o direito das gestantes, o direito de dar a luz e de nascer. Além disso, agora temos o diálogo com as unidades básicas de saúde. E hoje precisamos perceber que existem muitos cenários dentro da sociedade e dar visibilidade para todas as famílias”, diz o superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades da SMS, Márcio Ferreira.

O diretor adjunto do Instituto Pró-Mundo, Luciano Ramos, foi um dos convidados que falou sobre a paternidade nos dias atuais: “Ser pai representa muitos fatores. Os grupos de paternidade existem hoje para romper muitas barreiras e medos que existem no homem, independente do formato da família. Todas as configurações de casais devem ser encorajadas a buscar conhecimento nesses grupos.”

Durante a programação do dia, também foi realizado um alerta sobre a redução da taxa de sub-registro civil no Rio de Janeiro. Das 11 maternidades da rede municipal, oito já possuem postos do Detran para facilitar a emissão da certidão de nascimento da criança, o primeiro vínculo dela com a família e também com a sua nacionalidade. A SMS planeja inaugurar os três últimos postos do Detran nas maternidades Carmela Dutra, Leila Diniz e na maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto.