Naves do Conhecimento terão postos de vacinação

Publicado em 25/07/2023 - 14:46  |  Atualizado
PVs funcionarão nos dias 26 e 27 de julho em unidades espalhadas pela cidade - Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

Neste mês de julho, as colônias de férias das Naves do Conhecimento terão recreação e imunização. A ação acontece nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), que terá postos de vacinação (PV) em nove unidades do município.

A parceria da SMS e da SMCT é mais uma ação estratégica para levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas e para alcançar uma cobertura vacinal ainda maior, desta vez pensando nas férias escolares e nos jovens. Crianças e adolescentes que participarão das colônias de férias nas Naves do Conhecimento poderão atualizar o esquema vacinal. Serão 18 vacinas de rotina ofertadas nos PVs durante esses dois dias. A dose de reforço contra a covid-19 com a bivalente e a vacina da Influenza também estarão disponíveis, inclusive para os adultos que acompanharem as crianças durante a ação.

A orientação é que pais e responsáveis levem um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança ou do adolescente, para que o esquema vacinal seja avaliado pelos profissionais de saúde e atualizado, caso seja necessário.

“A Prefeitura do Rio está fazendo um esforço muito grande para resgatar as coberturas vacinais da população. Não queremos que nenhum carioca fique desprotegido. Nesta ação em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia levaremos as vacinas do calendário da criança e do adolescente para as Naves do Conhecimento, e também as vacinas da gripe e a bivalente da covid-19”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

“Essa ação em parceria com a Secretaria de Saúde é fundamental. As Naves também são espaços que promovem ações com o objetivo de prestar serviço público e auxiliar a população. Se vacinar é um ato de cidadania e de responsabilidade coletiva. Com os avanços alcançados pela ciência, não podemos deixar que a saúde fique em segundo plano”, enfatizou Tatiana Roque, secretária de Ciência e Tecnologia.

As vacinas também seguem disponíveis nas 237 unidades de Atenção Primária da cidade, para todas as idades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e no Super Centro Carioca de Vacinação, de domingo a domingo, das 8h às 22h.

Confira os locais e horários dos postos de vacinação nas Naves do Conhecimento:

Dia 26 de julho:

– Nova Brasília – Praça do Terço, Complexo do Alemão, das 9h às 15h