Portal de transparência Sisreg é compromisso com a integridade

• Portal de transparência Sisreg é compromisso com a integridade
Publicado em 29/06/2023 - 10:18  |  Atualizado
Das filas por procedimentos à oferta de vagas, todas as informações estão disponíveis ao cidadão

Lançado para dar visibilidade à fila pelos procedimentos ambulatoriais, assim como à oferta dos serviços de saúde, o Portal de Transparência SISREG é uma importante ferramenta de orientação ao cidadão e um compromisso da gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com os princípios da integridade da administração pública. O portal está hospedado na plataforma minhasaude.rio e pode ser acessado diretamente pelo link https://web2.smsrio.org/minhasaudeRio .

“A transparência da gestão pública é uma determinação do prefeito Eduardo Paes a todos os seus secretários e a SMS preza muito por dar acesso ao cidadão a todos os dados importantes para que ele possa acompanhar o que é feito. Desde o início da atual gestão, colocamos públicas na Internet as informações sobre o panorama da covid-19 na cidade, o censo hospitalar mostrando a ocupação dos leitos, e melhoramos o Portal de Transparência SISREG, para que as pessoas possam saber o tamanho das filas de cada procedimento, nossa produção e quantas pessoas estão sendo atendidas”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O SISREG é a sigla do Sistema Nacional de Regulação. Trata-se de um sistema online, disponibilizado pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros, pelo qual cada Secretaria de Saúde pode organizar as filas dos seus munícipes e a oferta dos serviços de saúde para atendê-los. No Portal de Transparência SISREG estão informadas todas as vagas da regulação ambulatorial disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e também aquelas de especialidades que têm como referência as redes federal e estadual, que direcionam uma parte de sua produção à cidade do Rio e outra aos demais municípios fluminenses.

O cidadão pode ver no portal as informações sobre a fila acumulada no SISREG de 2020 a 2023 e também consultar as filas específicas de cada procedimento, especialidade, exame ou cirurgia. Também pode ver os tempos médios de espera, o número de vagas solicitadas a cada ano, de vagas disponibilizadas e de quantas pessoas já foram atendidas. No campo restrito, em que o cidadão acessa com seu login e senha previamente cadastrados, ele pode verificar seus dados pessoais a partir de seu Cartão Nacional de Saúde, inclusive suas solicitações de consultas, exames e procedimentos no SISREG, com sua própria posição na fila.

“Nossa gestão tem trabalhado muito para cumprir as metas do Plano Plurianual da Prefeitura de ampliar a oferta de serviços de saúde e reduzir os tempos de espera por consultas e procedimentos. Já avançamos muito, dobramos os números de vagas disponibilizadas no SISREG desde 2020 e zeramos diversas filas. Ainda há desafios a serem superados e tudo é mostrado ao cidadão no Portal de Transparência SISREG. Não temos o que esconder, os gargalos que ainda existem e estamos enfrentando estão expostos publicamente no portal. Isso é transparência e compromisso com os princípios de integridade da gestão”, conclui o secretário Daniel Soranz.