Programa Academia Carioca já atendeu mais de 190 mil pessoas

• Programa Academia Carioca já atendeu mais de 190 mil pessoas
Publicado em 28/06/2023 - 16:12  |  Atualizado
Promover prática da atividade física para melhorar os indicadores de saúde é o objetivo do projeto | Crédito: Edu Kapps/SMS

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Saúde, Daniel Soranz, se reuniram com 3,5 mil pessoas, entre alunos e profissionais de Educação Física, para celebrar os 14 anos do programa Academia Carioca, no ExpoMag, na Cidade Nova, nesta quarta-feira (28/06). Durante o evento Balanço Carioca, que ocorre anualmente, foram apresentadas as conquistas do trabalho, além de ter sido dada voz para que os participantes fizessem sugestões que pudessem ser implementadas nas atividades.

“Estou com 53 anos e é impressionante. Estava paradão, sem fazer nenhuma atividade física. Em janeiro, comecei e é incrível como nosso estado de espírito e disposição mudam, melhoram quando praticamos atividade física. Cada vez mais as pessoas vão poder prolongar o tempo de vida, mas sem qualidade não é a melhor coisa do mundo. Ao criarmos as clínicas da família, o nosso objetivo não era o de cuidar da doença, mas da saúde das pessoas. Fazer com que elas não tivessem a doença e, principalmente, não morressem ou perdessem a qualidade de vida por causa de fatores que pudessem ser prevenidos. Por isso, a necessidade desse acompanhamento, da atividade física, da alimentação correta”, destacou o prefeito do Rio.

Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Academia Carioca visa promover a prática de atividade física de forma mais acessível, com objetivo de melhorar os indicadores de saúde e reduzir as desigualdades entre a população. O programa conta com 123 profissionais de educação física integrados às equipes de saúde em 216 unidades de Atenção Primária (centros municipais e clínicas da família) e, em junho, chegou à marca de 192 mil participantes, 57% deles com mais de 60 anos.

Prefeito Eduardo Paes no Balanço Carioca | Crédito: Edu Kapps/SMS

Levantamento feito pela coordenação do programa mostra que a prática regular de atividade física aumentou a qualidade de vida da população envolvida. Entre os resultados, a pesquisa indicou que 90% dos participantes apresentaram controle da pressão arterial; 61% tiveram redução do peso corporal; 52% redução do IMC. Dos integrantes que faziam uso de medicação prescrita, 20% tiveram a indicação medicamentosa suspensa, após reavaliação médica.

“Não podemos pensar em saúde só quando estamos doentes, em ir para a unidade de saúde só quando estamos precisando. Investir em atividade física, em bem-estar, ajuda a prevenir doenças. Se nos cuidarmos, não vamos adoecer nem precisar de um hospital. O Programa Academia Carioca cuida da saúde física e mental”, disse o secretário municipal de Saúde.

O Balanço Carioca 2023 teve como principal tema a retomada das atividades físicas presenciais após a pandemia de covid-19. Em 2020 e 2021, as aulas do programa foram remotas, realizadas por videochamadas e lives nas redes sociais. Em suas próprias casas, os alunos seguiam as orientações dos instrutores e mantinham a rotina de exercícios. Foram mais de 5 mil aulas produzidas e compartilhadas, que além da promoção à saúde, também ofereceram apoio emocional para os alunos.

Durante a apresentação do balanço, que mostrou as conquistas da população quanto à qualidade de vida, a coordenação do programa ressaltou a importância dos profissionais de educação física para a saúde carioca. Professores das dez áreas programáticas da cidade subiram ao palco para receber uma homenagem em nome dos 123 instrutores que fazem parte do programa.

E para a surpresa de todos, alguns dos 192 mil alunos foram destacados e também receberam homenagem. Foi o que ocorreu com Valdiva da Silva Ramos, de 62 anos.

“Não sabia que iam chamar o meu nome e me entregar esse presente tão especial. Comecei a frequentar as aulas há pouco mais de um ano, depois que me aposentei. Eu estava me sentindo muito sozinha, só ficava em casa, não saía para lugar nenhum e entrei em depressão. Então resolvi vir para a Academia Carioca e foi a melhor decisão que já tomei”, contou Valdiva.

Valdiva Ramos recebeu homenagem no Balanço Carioca | Crédito: Edu Kapps/SMS