SIM-Rio: SMS e IVISA-Rio recebem Ministério da Agricultura e Pecuária

• SIM-Rio: SMS e IVISA-Rio recebem Ministério da Agricultura e Pecuária
Publicado em 31/05/2023 - 18:34  |  Atualizado em 01/06/2023 - 12:35
Reunião SIMRioPOAPrograma permite um maior controle de produtos de origem animal no Município do Rio

Nesta quarta (31), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e a presidente do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), Aline Borges, receberam representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) numa reunião para tratar da próxima meta do  Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-RIO/POA), do IVISA-Rio: estabelecer sua equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do Mapa. Esse processo vai facilitar a inserção dos pequenos produtores no mercado formal em âmbito nacional e aumentar a segurança aos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor.

O objetivo do SIM-RIO/POA é garantir o controle de qualidade dos produtos de origem animal no Município do Rio e fomentar a formalização da agroindústria familiar, o desenvolvimento econômico local e a inclusão social. Desde 2021, o SIM-RIO/POA já registrou cerca de 200 estabelecimentos que elaboram, transformam ou industrializam produtos de origem animal no município do Rio.

Outras vantagens da equivalência entre o SIM-RIO e o SISBI-POA incluem a padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção das esferas municipal e federal, o combate à clandestinidade e o estímulo à implantação de novas agroindústrias a partir da produção familiar de alimentos, que, após a regularização, também fica apta a fornecer produtos para a merenda escolar da rede pública.