Doação de sangue no Lourenço Jorge arrecada 229 bolsas em dois dias

• Doação de sangue no Lourenço Jorge arrecada 229 bolsas em dois dias
Publicado em 18/05/2023 - 17:31  |  Atualizado
A ação aconteceu nos dias 17 e 18 de maio para abastecer os estoques do Hemorio | Créditos: Edu Kapps / SMS-Rio

A campanha de doação de sangue realizada no Hospital Municipal Lourenço Jorge (HMLJ), na Barra da Tijuca, arrecadou em dois dias 229 bolsas, que vão ajudar a salvar muitas vidas. A ação aconteceu na quarta (17) e na quinta-feira (18) com objetivo de reforçar o banco de sangue do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências, e está com os estoques em nível crítico.

A próxima campanha de doação de sangue em unidade da rede municipal de saúde acontecerá no dia 2 de junho, no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. É sempre bom lembrar que é seguro doar, não há riscos de contrair doenças e o organismo repõe rapidamente o sangue doado. Um único doador de sangue pode salvar até quatro pessoas, e uma bolsa de 450 ml pode salvar até oito crianças, devido à quantidade menor de sangue que uma criança recebe. A doação é fundamental, principalmente para pacientes da emergência, como os que sofrem acidentes de trânsito e a única forma de abastecer os estoques para atender esses pacientes é com doações de voluntários.

Para doar sangue é preciso estar com documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, não precisa estar em jejum, além de ter boas condições de saúde. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Hemorio.